sábado, 28 de julho de 2012

CHEGAMOS EM GOIÁS GENTE! CHEGAMOS NO CENTRO OESTE DO BRASIL! VAMOS DESBRAVAR GOIÁS...






CAPITAL   -   GOIANIA

REGIÃO:
CENTRO OESTE

ÁREA:
340.086 KM²

CLIMA:
TROPICAL

HABITANTES:
6.004.045

LIMITES:
NORTE / TOCANTINS, NORDESTE / BAHIA, OESTE / MATO GROSSO, SUDOESTE / MATO GROSSO DO SUL, LESTE / MINAS GERAIS E SUL / DISTRITO FEDERAL

MUNICÍPIOS:
246

CIDADES MAIS IMPORTANTES:
GOIANIA, ANÁPOLIS, RIO VERDE, LUZIÂNIA, FORMOSA, ITUMBIARA, JATAÍ, PORANGATU, CATALÃO, CALDAS NOVAS, GOIANÉSIA, MINEIROS, CRISTALINA E NIQUELÂNDIA

PRINCIPAIS RIOS:
PARANAIBA, APORÉ, ARAGUAIA, SÃO MARCOS, CORUMBÁ, CLARO, PARANÁ E MARANHÃO

                                                                    GOIANIA

                                                      IPÊ AMARELO

GOIÁS É O ESTADO MAIS POPULOSO DO CENTRO OESTE...
OS COLONIZADORES PORTUGUESES CHEGARAM PELA PRIMEIRA VEZ A REGIÃO QUE HOJE É CONHECIDA COMO ESTADO DE GOIÁS, QUASE UM SÉCULO DEPOIS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL. A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO GOIANO TEVE INÍCIO COM CATARINA SILVA E AS EXPEDIÇÕES DE AVENTUREIROS (BANDEIRANTES) PROVENIENTES DA CAPITANIA DE SÃO PAULO. DESTACOU-SE BARTOLOMEU BUENO DA SILVA, O ANHANGUERA, QUE NO FINAL DO SÉCULO XVII PERCORREU O TERRITÓRIO GOIANIO EM BUSCA DE JAZIDAS DE METAIS PRECIOSOS.





INDIOS

A PARTIR DE 1860, A LAVOURA E A PECUÁRIA TORNARAM-SE AS ATIVIDADES PRINCIPAIS DA REGIÃO AO MESMO TEMPO EM QUE A MINERAÇÃO DO OURO ENTROU EM DECADÊNCIA DEVIDO AO ESGOTAMENTO DAS MINAS. A NAVEGAÇÃO A VAPOR E A ABERTURA DE ESTRADAS NO FINAL DO SÉCULO XIX, POSSIBILITOU O ESCOAMENTO DOS PRODUTOS CULTIVADOS NO ESTADO.
EM 1889, COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, A PROVÍNCIA PASSOU A SER O ESTADO DE GOIÁS. NO SÉCULO XX HOUVE A CONSTRUÇÃO  DA NOVA CAPITAL, GOIANIA, QUE FOI MUITO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DO ESTADO, QUE DEU SINAIS DE GRANDE DESENVOLVIMENTO COM A CIAÇÃO DE BRASÍLIA, A NOVA CAPITAL DO BRASIL, INAUGURADA EM 1960. EM 1988, O ESTADO DE GOIÁS, FOI DIVIDIDO E SUA PORÇÃO NORTE PASSOU A CONSTITUIR O ESTADO DE TOCANTINS, QUE TEVE O OBJETIVO DE POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE, ONDE SE CONCENTRAM AS MAIORES CARÊNCIAS SOCIAIS E ONDE OCORRERAM COM MAIOR FREQUÊNCIA DISPUTAS PELAS POSSES DE TERRAS, PROVOCADAS PELA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA.

PARQUE AMBIENTAL IPIRANGA-ANÁPOLIS

GOIÁS, LOCALIZA-SE NO PLANALTO CENTRAL BRASILEIRO, ENTRE CHAPADAS, PLANALTOS DEPRESSÕES E VALES... TEM UMA PEQUENA ÁREA DE FLORESTA TROPICAL, ONDE EXISTE ÁRVORES DE GRANDE PORTE, ONDE A INDÚSTRIA APROVEITA, COMO O MOGNO, JEQUITIBÁ E PEROBA. O TERRITÓRIO GOIANO APRESENTA A TÍPICA VEGETAÇÃO DO CERRADO, ARBUSTOS ALTOS E ÁRVORES DE GALHOS RETORCIDOS DE FOLHAS E CASCAS GROSSAS COM RAÍZES PROFUNDAS...

FAZENDAS DE GADO EM GOIÁS

GADOS DA REGIÃO

GOIANIA E ANÁPOLIS POSSUEM ESTREITAS FAIXAS DE FLORESTA ATLÂNTICA.
A FAUNA É RIQUÍSSIMA, DESTACA-SE ANIMAIS DE VÁRIAS ESPÉCIES, COMO CAPIVARAS, E ANTAS. NAS MATAS, ENCONTRA-SE ONÇAS, TAMANDUÁS, MACACOS E ANIMAIS TÍPICOS DO CERRADO COMO A EMA E A SIRIEMA. PÁSSAROS DE VÁRIAS ESPÉCIES E PEIXES E ANFÍBIOS NOS RIOS E LAGOS ENRIQUECEM A FAUNA.

ALGUNS DOS ANIMAIS ENCONTRADOS NAS MATAS DE GOIÁS:
                                                                      ONÇA


                                                                              EMA

                                                                PÁSSAROS

FOI CRIADO NO ESTADO:
- PARQUE NACIONAL DAS EMAS EM MINEIROS
- PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS EM ALTO PARAÍSO

GOIÁS É BANHADA POR 3 BACIAS HIDROGRÁFICAS, A BACIA DO RIO PARANÁ, A BACIA DE TOCANTINS E A BACIA DO SÃO FRANCISCO.
A EXPANSÃO DA AGROPECUÁRIA TEM CAUSADO GRAVES PREJUIZOS AO CERRADO GOIANO. AS MATAS SENDO DESTRUIDAS E AS RESERVAS PERMANENTES SENDO DESMATADAS, PARA CEDER ESPAÇO AO GADO BOVINO E AS PLANTAÇÕES. NA REGIÃO DE NASCENTES DO RIO ARAGUAIA, A IMPLANTAÇÃO DE PASTAGENS FEZ SURGIR INÚMEROS FOCOS DE EROSÃO PROVOCADOS PELO DESMATAMENTO, CAUSANDO AS VOÇOROCAS, PRATICAMENTE INCONTROLÁVEIS QUE ATINGEM O LENÇOL FREÁTICO.

                              PLANTAÇÃO DE  ALHO

                                       NASCENTE  EM  PIRENÓPOLIS

O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO NO ESTADO ACENTUOU-SE APÓS A FUNDAÇÃO DE GOIÂNIA E BRASÍLIA E ATUALMENTE A TAXA DE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO EM GOIÁS É MAIOR DO QUE A MÉDIA NACIONAL BRASILEIRA. A POPULAÇÃO INDÍGENA EM GOIÁS ULTRAPASSA 10 MIL HABITANTES.  TEM QUATRO ÁREAS INDÍGENAS NO ESTADO, TRÊS DELAS SE ENCONTRAM DEMARCADAS PELA FUNAI.

A COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO DE GOIÁS, COMO UM TODO É DESCRITA ASSIM: 83,70% EUROPÉIA, 13,30% AFRICANA E 3,03% INDÍGENA.

                               PALACIO DAS ESMERALDAS GOIANIA
                                   SEDE DO GOVERNO DO ESTADO
             

A ECONOMIA DO ESTADO ESTÁ BASEADA NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA, NA PECUÁRIA, NO COMÉRCIO E NAS INDÚSTRIAS DE MINERAÇÃO, ALIMENTÍCIA, DE CONFECÇÕES, MOBILIÁRIA, METALURGIA E MADEIREIRA. A AGROPECUÁRIA É A ATIVIDADE MAIS EXPLORADA NO ESTADO E RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE AGRO-INDUSTRIALIZAÇÃO. O ESTADO É PRIVILEGIADO POR SUAS TERRAS FÉRTEIS, ÁGUA ABUNDANTE, CLIMA FAVORÁVEL E AMPLO DOMÍNIO NA TECNOLOGIA, NA PRODUÇÃO. GOIÁS É UM DOS GRANDES EXPORTADORES DE GRÃOS, ALÉM DE POSSUIR OS MELHORES REBANHOS DO PAÍS.
ATUALMENTE ENFRENTA GRANDES DESAFIOS, TENTAR CONCILIAR A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA E DA PECUÁRIA COM A PRESERVAÇÃO DO CERRADO.
GOIÁS DESTACA-SE NA PRODUÇÃO DE ARROZ, CAFÉ, ALGODÃO, FEIJÃO, MILHO, SOJA, SORGO, TRIGO, CANA-DE-AÇÚCAR, ALHO E TOMATE ASSUMINDO A LIDERANÇA NACIONAL NA PRODUÇÃO DE GRÃOS.


                                       FESTA DE RODEIO GOIANIA

video






Um comentário:

Marlene disse...

Nosso Brasil é muito lindo. Parabéns Beth, por nos estar mostrando as maravilhas de cada Estado brasileiro.Bjs. Marlene-VIX

ATÉ O BURRO VOLTA COM ESSE MENINO (MARCOS) O cúmulo do cinismo assistimos hoje, na indignação de Conrado ao ser indicado por Marcos...