terça-feira, 17 de julho de 2012

MINAS GERAIS...QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS... VAMOS VIAJAR POR LÁ?


A MAIOR REGIÃO BRASILEIRA EM EXYENSÃO TERRITORIAL, SUPERIOR A DA FRANÇA.

LIMITES :
SUL E SUDESTE / SÃO PAULO,  OESTE / MATO GROSSO DO SUL,  NOROESTE / GOIÁS INCLUINDO PEQUENA DIVISA COM DISTRITO FEDERAL, LESTE / ESPÍRITO SANTO, SUDESTE / RIO DE JANEIRO, NORTE E NORDESTE /  BAHIA.

CLIMA:
TROPICAL

CAPITAL:
BELO HORIZONTE

HABITANTES:
QUASE 20 MILHÕES DE HABITANTES

ÁREA:
588,383 KM²

RIOS MAIS IMPORTANTES:
SÃO FRANCISCO, JEQUITINHONHA, DOCE, GRANDE, PARANAÍBA, MUCURI E PARDO.

CIDADES MAIS POPULOSAS:
BELO HORIZONTE, CONTAGEM, JUIZ DE FORA, UBERLANDIA, MONTES CLAROS, GOVERNADOR VALADARES E UBERABA

REGIÃO:
SUDESTE

MUNICÍPIOS:
854

                                                                        BELO HORIZONTE

MINAS GERAIS VEM A SER O 2º ESTADO MAIS POPULOSO DO PAÍS E É O 3º MAIOR PIB.
MINAS GERAIS É MUITO IMPORTANTE PELO ASPECTO HISTÓRICO, TEM CIDADES ERGUIDAS DURANTE O CICLO DO OURO NO SEC XViii. ALGUNS EVENTOOOOS IMPORTANTES QUE MARCAM A HISTÓRIA BRASILEIRA PROVÉM DO ESTADO, COMO A INCONFIDENCIA MINEIRA, REVOLUÇÃO DE 1930, GOLPE MILITAR 1964 E CAMPANHA PELA ABERTURA POLÍTICA EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980, CONHECIDA POR "DIRETAS JÁ".
FOI COLONIZADA NO SÉCULO XVi, POR POVOS INDÍGENAS...EM 1963 AS 1ªS. DESCOBERTAS DE OURO NA SERRA DE SARABUÇU E NOS RIBEIRÕES DO CARMO E DO TRIPUI, PROVOCOU GRANDE MOVIMENTO MIGRATÓRIO A REGIÃO.
NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XViii, MINAS GERAIS TORNOU-SE O CENTRO ECONÔMICO DA COLÔNIA. A CAPITANIA DE SÃO PAULO TENDO COMO CAPITAL VILA RICA (ATUAL OURO PRETO).
COM O APOGEU DA REGIÃO MINERADORA A ESCRAVIDÃO FOI ADOTADA COMO FORMA DOMINANTE DE ORGANIZAÇÃO DO ESTRATIVISMO. COM A MINERAÇÃO E A ESCRAVIDÃO     NEGRA, ECONOMICAMENTE RENDOSAS, 500 MIL NEGROS FORAM INSERIDOS NA CAPITANIA.

A ESCRAVIDÃO SOFREU COM O PROBLEMA DOS QUILOMBOS, SENDO O PRINCIPAL O QUILOMBO DO AMBRÓSIO.

O PERÍODO DA CAFEICULTURA SÓ SE ALTEROU GRADUALMENTE COM A TENDÊNCIA NATURAL DO ESTADO PARA PRODUÇÃO DE SIDERÚRGICA      COM APROVEITAMENTO DE RECURSOS MINERAIS.

        SEDE DA USIMINAS BELO HORIZONTE A 8ª MAIOR
      EMPRESA DO PAÍS.

EM 1952, HOUVE A CRIAÇÃO DA CIA.ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS (CEMIG) E O CRESCIMENTO DA MALHA RODOVIÁRIA ESTADUAL, INAUGURANDO A FERNÃO DIAS, QUE LIGA BELO HORIZONTE A SÃO PAULO.

A MAIOR ALTITUDE DO ESTADO ESTÃO NAS SERRAS DA MANTIQUEIRA, DO ESPINHAÇO, DA CANASTRA E DO CAPARAÓ E O PICO CULMINANTE É O PICO DA BANDEIRA...

CONTAGEM

A COBERTURA DE MINAS GERAIS É CONSTITUIDA POR CERRADO, MATA ATLÂNTICA, CAMPOS RUPRESTES E A MATA SECA. O MUNICÍPIO DE CAMANDUCAIA POSSUI UM DOS DISTRITOS MAIS ALTOS DO BRASIL, A CHAMADA VILA MONTE VERDE.

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA OURO PRETO

EM MINAS GERAIS TEMOS AS NASCENTES DE IMPORTANTES RIOS BRASILEIROS COMO A DO SÃO FRANCISCO, DO PARANÁ, ATLANTICO LESTE E ATLANTICO SUDESTE. O RIO SÃO FRANCISCO É O PRINCIPAL RIO DE MINAS E APRESENTA ALTA TAXA DE URBANIZAÇÃO, AS REGIÕES MAIS DENSAMENTE POVOADAS SÃO A METALÚRGICA (CENTRAL), CAMPOS DAS VERTENTES, TRIÂNGULO MINEIRO, ALTOPARANAÍBA, ZONA DA MATA E SUL. A FORTE RELIGIOSIDADE CATÓLICA DOS COLONOS PORTUGUESES AINDA PREDOMINA ENTRE A POPULAÇÃO MINEIRA.
A CAPITAL, BELO HORIZONTE, FOI CONCEBIDA E PLANEJADA PARA SUBSTITUIR A COLONIAL OURO PRETO.
BELO HORIZONTE É O MUNICÍPIO MAIS POPULOSO DE MINAS, COM UM POUCO MAIS DE 2,4 MILHÕES DE HABITANTES E OUTRAS TRES CIDADES COMO UBERLANDIA, TRIANGULO MINEIRO E CONTAGEM VÊM ATRÁS.
A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MINEIRA É DESCENDENTE DE COLONOS PORTUGUESES, ORIGINÁRIOS DO NORTE DE PORTUGAL E DE ESCRAVOS AFRICANOS, VINDOS DURANTE A ÉPOCA DA MINERAÇÃO. A DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO MINEIRA VEM DE IMIGRANTES, SOBRETUDO ITALIANOS, BEM COMO MAMELUCOS E INDÍGENAS.
MINAS GERAIS É O 3º ESTADO MAIS RICO DO PAÍS, SUA ECONOMIA APRESENTA UM EQUILÍBRIO NOS SETORES INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS.
A AGRICULTURA SE DESTACA NA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR, CAFÉ, SOJA, MILHO, ABACAXI, CEBOLA, FEIJÃO E BANANA.
NA PECUÁRIA OS MAIORES DESEMPENHOS  SÃO NA BOVINOCULTURA DE CORTE, SUINOCULTURA E A PRODUÇÃO DE LEITE.


MINAS GERAIS É UM DOS PRINCIPAIS POLOS NACIONAIS DA INDUSTRIA DA TECNOLOGIA EM ELETRONICA E TELECOMUNICAÇÕES. É O ESTADO QUE ABRIGA MAIOR QUILOMETRAGEM DE RODOVIAS E TEM 146 AEROPORTOS EM 142 MUNICÍPIOS E O MAIS IMPORTANTE É O AEROPORTO INTERNACIONAL TANCREDO NEVES, EM CONFINS.
UM DOS MAIS IMPORTANTES ACERVOS ARTÍSTICOS E ARQUITETÔNICOS DO BRASIL COLONIAL ESTÁ ABRIGADO NAS CIDADES MINEIRAS, DESTACANDO-SE OURO PRETO, MARIANA, DIAMANTINA, CONGONHAS, TIRADENTES, SABARÁ E SÃO JOÃO DEL REI.
O ARQUITETO E ESCULTOR ANTONIO FRANCISCO LISBOA, CONHECIDO COMO ALEIJADINHO,É O NOME MAIS IMPORTANTE DO BARROCO MINEIRO, TANTO POR SUAS ESCULTURAS AVULSAS, QUANTO POR OBRAS DE MAIOR VULTO, COMO OS PROJETOS EM PEDRA SABÃO E OS PASSOS DA PAIXÃO EM CONGONHAS E ACONCEPÇÃO ARQUITETONICA DE IGREJAS COMO A DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM OURO PRETO.

                                  NSSA. SRA. DAS DORES OBRA DE
                                  ALEIJADINHO...

PERSONALIDADES DA HISTÓRIA DO PAÍS EM MINAS GERAIS:

                                                                   TIRADENTES

                              CARLOS DRUMOND  DE  ANDRADE

                                             JUSCELINO  KUBITSCHEK
                                     EX PRESIDENTE

                                                                      TANCREDO NEVES

video

Nenhum comentário:

QUE PAÍS É ESSE MESMO? Que país é esse mesmo? É o meu país, dilacerado moralmente não só no campo político, muito m...