quarta-feira, 25 de julho de 2012

O REALLYTANDO CHEGA AO ESPÍRITO SANTO...VAMOS?





CAPITAL:
VITÓRIA

REGIÃO:
SUDESTE

ÁREA:
46.077.519 KM²

HABITANTES:
3.512.672

CLIMA:
TROPICAL

LIMITES:
LESTE / OCEANO ATLÂNTICO , NORTE / BAHIA , OESTE / MINAS GERAIS E SUL / RIO DE JANEIRO

PRINCIPAIS RIOS:
ITAÚNAS, SÃO MATEUS, DOCE, ITAPEMIRIM

MUNICÍPIOS:
77

PRINCIPAIS CIDADES:
VITÓRIA, SERRA, VILA VELHA, CARIACICA, CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM, LINHARES, COLATINA, SÃO MATEUS, GUARAPARI E ARACRUZ.

                                                                           VITÓRIA

                                                                               JACARAIPE

É CHAMADO, OS GENTÍLICOS DE CAPIXABAS OU ESPÍRITO SANTENSES.
OS COLONIZADORES PORTUGUESES CHEGARAM NA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1535 E DESEMBARCARAM NA REGIÃO DA PRAINHA, FOI QUANDO REALIZOU-SE O 1º NÚCLEO POPULACIONAL DENOMINADO VILA DO ESPÍRITO SANTO .  DEVIDO AOS ATAQUES INDÍGENAS, O LÍDER VASCO FERNANDES COUTINHO RESOLVEU FUNDAR OUTRA VILA, EM UMA DAS ILHAS QUE FOI CHAMADA DE VILA NOVA DO ESPÍRITO SANTO (VITÓRIA) ENQUANTO A ANTIGA PASSOU A SER CHAMADA DE VILA VELHA, HOUVE UM TEMPO CONHECIDO POR POUCOS, EM QUE O ESPÍRITO SANTO FOI ANEXADO A BAHIA.

VITÓRIA É UM IMPORTANTE PORTO DE EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E A COMPOSIÇÃO DA ECONOMIA DO ESTADO BASEIA-SE PRIMORDIALMENTE NA AGRICULTURA E NA INDÚSTRIA, EMBORA SEJA SIGNIFICATIVA A EXTRAÇÃO MINERAL, ESPECIALMENTE DAS RESERVAS DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E CALCÁRIO. NA AGRICULTURA DESTACA-SE AS LAVOURAS DE CAFÉ, MILHO, FEIJÃO, ARROZ, ABACAXI, BANANA, MANDIOCA E CACAU.
O ESTADO, PRODUZ 1 BILHÃO DE KWH DE ENERGIA EM SUAS USINAS HIDRELÉTRICAS.

                                                    PLANTIO DE CAFÉ

NA PECUÁRIA O FORTE É O GADO DE CORTE E LEITEIRO, NA INDÚSTRIA, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, MADEIRA, CELULOSE, TÊXTEIS, MÓVEIS E SIDERURGIA.
NO ESTADO É TRADIÇÃO DE SUA CULTURA, AS FESTAS FAMOSAS, COMO A FESTA DA POLENTA E O FESTIVAL DE ARTE E MÚSICA. O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA PENHA É O SÍMBOLO DA RELIGIOSIDADE CAPIXABA QUE ABRIGA EM SEU ACERVO A TELA MAIS ANTIGA DA AMÉRICA LATINA, A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS ALEGRIAS...

NOSSA SRA. DA ALEGRIA

O COMERCIO E A LAVOURA SE DESENVOLVERAM, HOUVE O DESCOBRIMENTO DE "PEDRAS VERDES", AS ESMERALDAS. DURANTE O SÉCULO XVIII AINDA PERDUROU O INTERESSE PELA MINERAÇÃO... FOI ENCONTRADO NO RIO DOCE, NA OCASIÃO UMA PEQUENA QUANTIDADE DE  OURO. AS JAZIDAS DO CASTELO ATRAIRAM MORADORES DE CAPITANIAS VIZINHAS. ASSISTIU-SE A UM NOVO IMPULSO DE CONQUISTA E OCUPAÇÃO DO INTERIOR E AS CONCESSÕES DE SESMARIAS FAVORECERAM A FIXAÇÃO DE COLONOS MAIS EMPREENDEDORES.

O PERÍODO COLONIAL ENCERROU-SE SOB MELHORES AUSPÍCIOS, SOBRETUDO EM FUNÇÃO DA DILIGÊNCIA DE FRANCISCO ALBERTO RUBIM, NOMEADO GOVERNADOR EM 1812, ELE FOI O AUTOR DA MEMÓRIA ESTATÍSTICA DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO, NA QUAL AFIRMOU HAVER NA ÉPOCA NA CAPITANIA 24.587 HABITANTES, SEIS VILAS, OITO POVOADOS E OITO FREGUESIAS. CONSOLIDARA-SE A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO E AMPLIARA-SE A BASE DEMOGRÁFICA.

PICO DA BANDEIRA

DURANTE O MOVIMENTO DA INDEPENDÊNCIA EM MARÇO E ABRIL DE 1821, OCORRERAM VÁRIAS COMOÇÕES POLÍTICAS NO ESPÍRITO SANTO ENQUANTO SE PROCEDIA À ESCOLHA DE SEUS REPRESENTANTES, AS CORTES DE LISBOA. APÓS A PROCLAMAÇÃO DA AUTONOMIA BRASILEIRA, FOI DADO TOTAL APOIO A NOVA REALIDADE POLÍTICA E EM 1º DE OUTUBRO DE 1822, RECONHECIDO IMEDIATAMENTE D.PEDRO NA CONDIÇÃO DE IMPERADOR DO BRASIL.

D.JOÃO VI

NA REPÚBLICA O ESTADO CONCORREU EFICAZMENTE PARA O PROGRESSO DO PAÍS. OS CANAVIAIS HAVIAM SIDO SUBSTITUIDOS PELOS CAFEEIROS. O CAFÉ SUSCITOU A IRRADIAÇÃO FERROVIÁRIA EM MEADOS SO SÉCULO XIX. NO FINAL DO SÉCULO XIX, OS CAPIXABAS, SOBRETUDO A INTELECTUALIDADE ADERIRAM AO MOVIMENTO ABOLICIONISTA.

COM A INSTALAÇÃO DE TUBARÃO A REGIÃO FOI DOTADA DE UMA INFRAESTRUTURA QUE PROPICIOU O SURGIMENTO DE UM NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL, DO QUAL FAZ PARTE UMA USINA DE PELOTIZAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO COM CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE DE DOIS MILHÕES DE TONELADAS ANUAIS. INAUGUROU-SE A USINA DE TUBARÃO EM NOVEMBRO DE 1983. INSTALOU-SE A FÁBRICA DE CAFÉ SOLÚVEL, MASSAS ALIMENTÍCIAS, CHOCOLATES, AZULEJOS E CONSERVAS DE FRUTAS E FOI APROVADO PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICAS DE LATICÍNIOS, CALÇADOS, MATERIAL ELÉTRICO, ÓLEOS COMESTÍVEIS E SUCOS CÍTRICOS.




EM 2007, FOI INAUGURADA A EXPANSÃO DA SIDERÚRGICA ARCELOR MITTAL TUBARÃO (EX SIDERÚRGICA TUBARÃO) PARA AMPLIAR A PRODUÇÃO ANUAL DE PLACAS DE AÇO.
CERCA DE 40% DO TERRITÓRIO DO ESTADO, ENCONTRA-SE  NUMA FAIXA DE PLANÍCIE. A MAIOR PARTE DO ESTADO CARACTERIZA-SE COMO UM PLANALTO. SE ERGUE NO ESPÍRITO SANTO, O PICO CULMINANTE DO BRASIL, O PICO DA BANDEIRA COM 2090 M.

                                                           VILA VELHA
                                                                     

                                                                     COLATINA

O LITORAL CAPIXABA É ROCHOSO COM FALÉSIAS DE ARENITO, COM GRANDES MORROS E AFLORAMENTOS GRANÍTICOS A BEIRA MAR.  O ESTADO POSSUI UM LITORAL MAIS RECORTADO NO CENTRO-SUL E MAIS MAR ABERTO NO NORTE, O QUE FAZ A MAIOR PARTE DAS ILHAS SE CONCENTRAREM NA PARTE CENTRAL DO ESTADO, PORÉM POSSUI 73 ILHAS LOCALIZADAS NA COSTA, SENDO 50 LOCALIZADAS NA CAPITAL VITÓRIA... O ESPÍRITO SANTO É CONHECIDO POR POSSUIR DIVERSOS LOCAIS PARA ARMAZENAMENTO DOS OVOS DE TARTARUGAS-MARINHAS...

FOI COLONIZADO POR PORTUGUESES, ITALIANOS, ALEMÃES, AFRODESCENDENTES, POLONESES...

         PALÁCIO ANCHIETA/VITÓRIA SEDE DO GOVERNO

                             NOSSO REI ROBERTO CARLOS É DE
                                       CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM


video


V

3 comentários:

Marlene disse...

Obrigado Beth! por postar o meu Estado do Espirito Santo, tudo aqui é bom e maravilhoso, moro na capital Vitória. Venha passear aqui para saborear a melhor moqueca capixaba, e conhecer as nossas lindas praias. Beth eu gosto muito de ti, amo seu blog. Bjs. Marlene-VIX

Beth Loka disse...

Que bom que gostou Marlene! viu o vídeo? Eu adorei essa viagem.... bjinhos...

Anônimo disse...

terra boa,um dos estados que mais cresce no Brasil população menor pra tanta fartura.

ATÉ O BURRO VOLTA COM ESSE MENINO (MARCOS) O cúmulo do cinismo assistimos hoje, na indignação de Conrado ao ser indicado por Marcos...