segunda-feira, 30 de julho de 2012

O REALLYTANDO CHEGA A MATO GROSSO COM VOCES... VAMOS QUE TEM BASTANTE CHÃO...



CAPITAL   -     CUIABÁ

REGIÃO:
CENTRO OESTE

ÁREA:
903.357 KM²

CLIMA:
TROPICAL

LIMITES:
AO NORTE / AMAZONAS E PARÁ, A LESTE / TOCANTINS E GOIÁS, A SUL / MATO GROSSO DO SUL, A OESTE / RONDÔNIA E BOLÍVIA.

HABITANTES:
3.033.911

CIDADES MAIS IMPORTANTES:
CUIABÁ, VÁRZEA GRANDE, RONDONÓPOLIS, BARRA DO GARÇAS, SINOP, TANGARÁ DA SERRA, CÁRCERES, PONTES E LACERDA, JUÍNA, PRIMAVERA DO LESTE, CAMPO VERDE, ALTA FLORESTA, SORRISO E BARRA DO BUGRES.

RIOS MAIS IMPORTANTES:
JURUENA, TELES PIRES, XINGÚ, ARAGUAIA, PARAGUAI, RIO GUAPORÉ, PIQUERI, SÃO LOURENÇO, DAS MORTES E CUIABÁ.

CUIABÁ
                                   

                        CATEDRAL METROPOLITANA CUIABÁ

A PORÇÃO NORTE DO TERRITÓRIO DO ESTADO É TOMADA PELA AMAZÔNIA LEGAL, SENDO O SUL DO ESTADO PERTENCENTE AO CENTRO SUL DO BRASIL.

PELO TRATADO DE TORDESÍLHAS (07/06/1494), O TERRITÓRIO DO ATUAL ESTADO DO MATO GROSSO, PERTENCIA A ESPANHA. OS JESUITAS, A SERVIÇO DOS ESPANHÓIS, GERARAM OS PRIMEIROS NÚCLEOS, DE ONDE FORAM EXPULSOS PELOS BANDEIRANTES PAULISTAS EM 1680. EM 1718, A DESCOBERTA DO OURO ACELEROU O POVOAMENTO E EM 1748, PARA GARANTIR A NOVA FRONTEIRA, PORTUGAL CRIOU A CAPITANIA DE MATO GROSSO CRIANDO LÁ, UMA FORTE DEFESA.
A PRODUÇÃO DO OURO COMEÇOU A CAIR NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, EM1892, DURANTE A DERRUBADA DO GOVERNO DE MANUEL MURTINHO, HOUVE PELOS REVOLTOSOS, INTENÇÃO DE SEPARAÇÃO DE MATO GROSSO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, CRIANDO-SE ENTÃO O ESTADO LIVRE DA REPÚBLICA TRANSATLÂNTICA E NÃO HOUVE APOIO PARA ESSA INVESTIDA. EM 1917 A SITUAÇÃO SE AGRAVOU E PROVOCOU A INTERVENÇÃO FEDERAL. COM A CHEGADA DOS SERINGUEIROS, PECUARISTAS E EXPLORADORES DE ERVA-MATE, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, O ESTADO RETOMA O DESENVOLVIMENTO.
EM 1977, A PARTE SUL DO ESTADO FOI LEGALMENTE DESMEMBRADA FORMANDO ASSIM UM NOVO ESTADO, O MATO GROSSO DO SUL.

                                                                              RONDONÓPOLIS

RIO ARAGUAIA

O TRATADO DE MADRI, DE 1750, RECONHECEU AS CONQUISTAS BANDEIRANTES NA REGIÃO DO MATO GROSSO PARA DIRIMIR QUESTÕES DE LIMITES ENTRE PORTUGAL E ESPANHA. OUTRO TRATADO DE 1761, MODIFICOU O ANTERIOR AO PROIBIR CONSTRUÇÕES FORTIFICADAS NA FAIXA DA FRONTEIRA. OS ESPANHÓIS EXIGIRAM A EVACUAÇÃO DE SANTA ROSA, OCUPADA E FORTIFICADA POR ROLIM DE MOURA, QUE RESOLVEU ENFRENTÁ-LOS, TRAVOU-SE LUTA, SEM VANTAGEM DECISIVA PARA NENHUMA DAS PARTES. OS CASTALHANOS SE RETIRARAM EM 1766, SOB O GOVERNO DO SUCESSOR DE ROLIM, JOÃO PEDRO DA CÂMARA. EXPULSOS OS JESUÍTAS DAS MISSÕES ESPANHOLAS EM 1767, A SITUAÇÃO FICOU MAIS TRANQUILA EM PORTUGAL.

CACHOEIRA DO RIO SEPOTUBA
SALTO DAS NUVENS
TANGARÁ DA SERRA

EM ABRIL DE 1878, EM FUNÇÃO DO TRATADO DE AYACUCHO, FORAM ENVIADAS PARA CORUMBÁ AS "PLANTAS GEOGRÁFICAS DOS RIOS GUAPORÉ E MAMORÉ".
A NOTÍCIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, SÓ CHEGOU NA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO, 4 MESES DEPOIS, HAVIA DIFÍCIL ACESSO NAQUELA ÉPOCA, PRINCIPALMENTE NA FASE DE ENCHENTES À MATO GROSSO;

AS LUTAS ENTRE AS TENDÊNCIAS CONSERVADORA E LIBERAL RETIRARAM-SE NA PROVÍNCIA DURANTE O PRIMEIRO REINADO E A REGÊNCIA.  FOI MONTADA EM CUIABÁ A TIPOGRAFIA NA QUAL SERIA IMPRESSO O PRIMEIRO JORNAL DA PROVÍNCIA A "TIFIS MATOGROSSENSE".

SERRA DAS GARÇAS

A SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DA PROVÍNCIA SE AGRAVOU COM UM DIFÍCIL ORÇAMENTO CRESCENTE. OS ÚLTIMOS ANOS DO IMPÉRIO REGISTRARAM UM LENTO DESENVOLVIMENTO DA PROVÍNCIA GOVERNADA DE OUTUBRO DE 1884 A NOVEMBRO DE 1885, PELO GENERAL FLORIANO PEIXOTO.
EM 7 DE MAIO DE 1892, GENEROSO PONCE, A FRENTE DE 4000 HOMENS, INICIOU O CERCO ÀS FORÇAS ADVERSÁRIAS NA CAPITAL E DOMINOU-AS EM MENOS DE UMA SEMANA . EM 22 DE JUNHO, CAIU CORUMBÁ. VITORIOSO O PARTIDO REPUBLICANO RETOMOU O PODER. COM O NOVO PRESIDENTE, EM 1911, AVULTARAM AS PRESSÕES DA COMPANHIA MATE LARANJEIRA NO SENTIDO DE RENOVAR O ARRENDAMENTO DOS SEUS EXTENSOS ERVAIS NO SUL DO ESTADO. ATÉ A REVOLUÇÃO DE 1930, A ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL ENTROU COM GRAVES PROBLEMAS FINANCEIROS. NO PERÍODO PÓS´REVOLUCIONÁRIO, SUCEDERAM-SE OS INTERVENTORES. A VELHA IDÉIA DA SEPARAÇÃO DA PORÇÃO SUL DO ESTADO SÓ VEIO A TRIUNFAR EM 1977, POR UMA LEI COMPLEMENTAR QUE DESMEMBROU 357.471 KM² DO ESTADO PARA CRIAR O MATO GROSSO DO SUL. A INICIATIVA FOI DO GOVERNO FEDERAL QUE ALEGAVA, EM PRIMEIRO LUGAR, A IMPOSSIBILIDADE DE UM ÚNICO GOVERNO ESTADUAL ADMINISTRAR ÁREA TÃO GRANDE E EM SEGUNDO, AS NÍTIDAS DIFERENÇAS NATURAIS ENTRE O NORTE E O SUL DO ESTADO.

PANTANAL

CUIA PARA TOMAR TERERÊ
BEBIDA TÍPICA A BASE
DE MATE

O PANTANAL OCUPA A PARTE OESTE DO ESTADO, ESTENDE-SE POR PARTE DO PARAGUAI, BOLÍVIA E ARGENTINA. É A MAIOR PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO CONTÍNUA DO PLANETA, COBERTA POR VEGETAÇÃO,  EM SUA MAIOR PARTE ABERTA, QUE CONFIGURA UMA DAS MAIS RICAS E COMPLETAS RESERVAS DE VIDA SELVAGEM DA TERRA. É FORMADO POR TERRENOS ARENOSOS EM SUA MAIOR PARTE...

PANTANAL

VITÓRIA RÉGIA

FLOR DE MARACUJÁ

BROMÉLIAS

SUA FORMAÇÃO, TEVE INÍCIO NA ERA CENOZÓICA, NO PERÍODO TERCIÁRIO, HÁ CERCA DE 5 E 2 MILHÕES DE ANOS, DURANTE ESSA ERA HOUVE INTENSA MOVIMENTAÇÃO DA CROSTA TERRESTRE E PROVOCOU A ELEVAÇÃO DOS ANDES E CONSEQUENTEMENTE O REBAIXAMENTO DA PLANÍCIE PANTANEIRA E DEVIDO A ISSO A REGIÃO FICOU INUNDADA, TRANSFORMANDO-SE EM UMA ENORME BACIA DE SEDIMENTAÇÃO. O PANTANAL CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES FLUVIAIS DO PAÍS E É ATRAVESSADO PELO RIO PARAGUAI, E POR ALGUNS DE SEUS AFLUENTES...

A FAUNA PANTANEIRA É RIQUÍSSIMA E DIVERSIFICADA, COM PÁSSAROS EXÓTICOS, ANIMAIS SELVAGENS E RÉPTEIS E PEIXES DE VÁRIAS ESPÉCIES...

BORBOLETAS

JACARÉ

ONÇA PINTADA

BOVINOS

AVES EXÓTICAS

TUIUIU

HOTEL BARCO DO PANTANAL

COM ALTITUDES MODESTAS O RELEVO APRESENTA GRANDES SUPERFÍCIES APLAINADAS, TALHADAS COM ROCHAS SEDIMENTARES. A PLANÍCIE ALUVIAL DO MÉDIO ARAGUAIA SITUA-SE NA REGIÃO LIMITROFE, ENTRE MATO GROSSO E GOIÁS. TEM NATUREZA SEMELHANTE A DA PLANÍCIE DO PANTANAL, AMPLA, ESTÁ SUJEITA A INUNDAÇÕES ANUAIS E DEPOSIÇÃO PERIÓDICA DE ALUVIÕES. POUCO DEPOIS DELA PARA OESTE, FICAM OS CONTRAFORTES DA SERRA DO RONCADOR... PREVALECE O CLIMA TROPICAL SUPER-ÚMIDO DE MONÇÃO, COM ELEVADA TEMPERATURA MÉDIA ANUAL E ALTA PLUVIOSIDADE E O TROPICAL COM CHUVAS DE VERÃO E INVERNO SECO.

A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE É A DE FLORESTAS COMO PROSSEGUIMENTO DA MATA AMAZÔNICA. NA ÁREA DO PANTANAL MATO-GROSSENSE QUE PERMANECEU NOS LIMITES DO ESTADO OCORRE UM REVESTIMENTO VEGETAL COMPOSTO DE CERRADOS E CAMPOS. A ZONA DA FLORESTA COMPREENDE 47% DO ESTADO, OS CERRADOS 39% E OS CAMPOS 14%.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM MATO GROSSO:
- PARQUE NACIONAL DO XINGÚ
- PARQUE NACIONAL DO PANTANAL MATOGROSSENSE
- PARQUE NACIONAL DA CHAPA DOS GUIMARÃES
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TALAMÃ
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA SERRA DAS ARARAS
- ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MEANDROS DO ARAGUAIA

O FUSO HORÁRIO DE MATO GROSSO É DE UMA HORA MENOR EM RELAÇÃO AO HORÁRIO DE BRASÍLIA.

SAMAMBAIAS

PELAS CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS NO ESTADO, PREDOMINA PESSOAS ADULTAS, COM ÍNDICES DE DECLÍNIO PARA JOVENS E AUMENTO DE IDOSOS...

DURANTE O PERÍODO COLONIAL A ECONOMIA GERAVA EM TORNO DA MINERAÇÃO, CANA-DE-AÇÚCAR, ERVA-MATE, BORRACHA E PECUÁRIA. A PECUÁRIA E A AGRICULTURA FORAM OS PRINCIPAIS SISTEMAS COMERCIAIS DE MATO GROSSO DO SÉCULO XX E XXI, DEVIDO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO PROPICIADO PELAS EXPORTAÇÕES. É UM DOS PRINCIPAIS PRODUTORES E EXPORTADORES DE SOJA DO BRASIL. É UM DOS MAIORES ESTADOS EM RELAÇÃO A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS.


VAMOS VIAJAR POR MATO GROSSO?

2 comentários:

Marlene disse...

Beth! muito lindo este Estado! Amei! cada um mais lindo que outro.Bjs. Marlene-VIX

HARD disse...

Tem Tereré no Mato Grosso? Não seria no Mato Grosso do Sul? Pergunto porque na verdade não sei.

SOS  AO MUNDO PELA VENEZUELA... Hoje meu post não é sobre reallytie, desculpem-me, hoje estou inteira solidária com a Venezuela...