sábado, 11 de agosto de 2012

CHEGAMOS EM ALAGOAS...QUE NORDESTE LINDO... QUE PAÍS GRANDIOSO É O NOSSO BRASIL! VAMOS QUE É MUITA BELEZA, QUERO DIVIDIR COM VOCES...





ALAGOAS CAPITAL  -  MACEIÓ

REGIÃO:
NORDESTE

ÁREA:
27.767 KM²

CLIMA:
TROPICAL

HABITANTES:
3.120.922

MUNICÍPIOS:
102

LIMITES:
NORTE E NORDESTE / PERNAMBUCO, SUDOESTE / BAHIA, SUL / SERGIPE, LESTE / OCEANO ATLÂNTICO

CIDADES IMPORTANTES:
MACEIÓ, ARAPIRACA, PALMEIRA DOS ÍNDIOS, RIO LARGO, PENEDO, UNIÃO DOS PALMARES, SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, SANTANA DO IPANEMA, DELMIRO GOUVEIA, CORURIPE, MARECHAL DEODORO E CAMPO ALEGRE

RIOS IMPORTANTES:
SÃO FRANCISCO, PORONGABA, SANTO ANTONIO GRANDE, MANGUABA, CORURIPE, CAPIÁ, BÁLSAMO.

MACEIÓ

MACEIÓ

ALAGOAS É UM DOS MAIORES PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR E COCO-DA-BAÍA DO PAÍS E TEM NA AGROPECUÁRIA A BASE DE SUA ECONOMIA. TERRA DO SURURU, MARISCO DAS LAGOAS QUE SERVE DE ALIMENTO À POPULAÇÃO DO LITORAL E DA ÁGUA DE COCO. ALAGOAS POSSUI TAMBÉM UM DOS FOLCLORES MAIS RICOS DO BRASIL.
INICIALMENTE O TERRITÓRIO ALAGOANO CONSTITUÍA A PARTE SUL DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO E SÓ CONSEGUIU SUA AUTONOMIA EM 1817. SUA OCUPAÇÃO DECORREU DA EXPANSÃO PARA O SUL DA LAVOURA DE CANA-DE- AÇÚCAR DA CAPITANIA, QUE NECESSITAVA DE NOVAS ÁREAS DE CULTIVO. SURGIRAM ASSIM PORTO CALVO, ALAGOAS (ATUAL MARECHAL DEODORO) E PENEDO, NÚCLEOS QUE ORIENTAVAM POR MUITO TEMPO A COLONIZAÇÃO E A VIDA ECONÔMICA E SOCIAL DA REGIÃO. A INVASÃO HOLANDESA EM PERNAMBUCO ESTENDEU-SE A ALAGOAS EM 1631. OS INVASORES FORAM EXPULSOS EM 1645, DEPOIS DE INTENSOS COMBATES EM PORTO CALVO, DEIXANDO A ECONOMIA LOCAL TOTALMENTE DESORGANIZADA.

PRAIAS COM ÁGUAS CRISTALINAS

A FUGA DE ESCRAVOS NEGROS DURANTE A INVASÃO HOLANDESA CRIOU UM SÉRIO PROBLEMA DE FALTA DE MÃO DE OBRA NAS PLANTAÇÕES DE CANA. AGRUPADOS EM ALDEAMENTOS DENOMINADOS QUILOMBOS , OS NEGROS SÓ FORAM DOMINADOS COMPLETAMENTE NO FINAL DO SÉCULO XVII, COM A DESTRUIÇÃO DO QUILOMBO MAIS IMPORTANTE, O DE PALMARES. DURANTE O IMPÉRIO, A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, MOVIMENTO SEPARATISTA E REPUBLICANO, APELIDADA DE TERRA DOS MARECHAIS, POR NELA TEREM NASCIDO OS MARECHAIS DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO. ALAGOAS DEU AO PAÍS, NUMEROSOS BRASILEIROS ILUSTRES, ENTRE OS QUAIS O ANTROPÓLOGO ARTHUR RAMOS, O MAESTRO HECKEL TAVARES, O FILÓSOFO AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, O POETA JORGE DE LIMA, OS JURISTAS PONTES DE MIRANDA E MARCOS BERNARDES DE MELLO, ALÉM DOS ESCRITORES JORGE DE LIMA, LÊDO IVO E GRACILIANO RAMOS.
O NOME DO ESTADO DE ALAGOAS APARECE COMO CONCORRENTE DOS NOMES DAS LAGOAS MANGUABA E MUNDAÚ, AQUELA "ALAGOA DO SUL", ESTA "ALAGOA DO NORTE", JÁ NO SÉCULO XVI, QUANDO SE FUNDAM PERTO DOS NÚCLEOS DE POVOAMENTO DE ALAGOA DO NORTE E ALAGOA DO SUL, AS ALAGOAS, COM INCLUSÃO DAS DEMAIS DA ÁREA.
A COSTA DO ATUAL ESTADO DE ALAGOAS, RECONHECIDA DESDE AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES PORTUGUESAS, DESDE CEDO TAMBÉM FOI VISITADA POR EMBARCAÇÕES DE OUTRAS NACIONALIDADES PARA O ESCAMBO DE PAU-BRASIL.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

AO SE INICIAR O SÉCULO XVII, ALÉM DA LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR, A REGIÃO DE ALAGOAS ERA EXPRESSIVA PRODUTORA REGIONAL DE FARINHA DE MANDIOCA, TABACO, GADO E PEIXE SECO, CONSUMIDOS NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. DURANTE AS INVASÕES HOLANDESAS DO BRASIL, O SEU LITORAL SE TORNOU PALCO DE VIOLENTOS COMBATES, ENQUANTO QUE, NAS SERRAS DE SEU INTERIOR, SE MULTIPLICARAM OS QUILOMBOS, COM OS AFRICANOS EVADIDOS DOS EGENHOS DE PERNAMBUCO E DA BAHIA. PALMARES, O MAIS FAMOSO, CHEGOU A CONTAR COM VINTE MIL PESSOAS NO SEU APOGEU.
A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO FOI ASSINADA EM 11 DE JUNHO DE 1891, EM MEIO A GRAVES AGITAÇÕES POLÍTICAS QUE ASSINALARAM O INÍCIO DA VIDA REPUBLICANA. OS DOIS PRIMEIROS PRESIDENTES DA REPÚBLICA DO BRASIL, DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO, NASCERAM NO ESTADO. SUA PRINCIPAL RIQUEZA ERA O AÇÚCAR , SENDO ALÉM DISSO PRODUZIDOS, EMBORA EM MENOR ESCALA, MANDIOCA, FUMO E MILHO, COUROS, PELES E PAU-BRASIL ERAM EXPORTADOS. AS MATAS ABUNDANTES FORNECIAM MADEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE NAUS. NOS CONVENTOS DE PENEDO E DAS ALAGOAS OS FRANCISCANOS MANTINHAM CURSOS E PUBLICAVAM SERMÕES E POESIAS. TUDO ISSO JUSTIFICOU O ATO RÉGIO DE 9 DE OUTUBRO DE 1710, CRIANDO A COMARCA DAS ALAGOAS, QUE SOMENTE SE INSTALOU EM 1711. DAÍ EM DIANTE, A ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA RESTRINGIA O ARBITRIO FEUDAL DOS SENHORES E ATÉ O DOS REPRESENTANTES DA METRÓPOLE, MOVIMENTO REPUBLICANO, INTENSIFICADO PELA ABOLIÇÃO, TRADUZIU-SE NAS ATIVIDADES DA IMPRENSA E CLUBES DE PROPAGANDA.

MACEIÓ

LITORAL ÁGUAS TRANSPARENTES

O ESTADO TEM TRS TIPOS DE COBERTURA VEGETAL, EM GRANDE MEDIDA MODIFICADOS PELA AÇÃO DO HOMEM, REVESTIAM O TERRITÓRIO ALAGOANO: A FLORESTA TROPICAL NA PORÇÃO ÚMIDA DO ESTADO, O AGRESTE, VEGETAÇÃO DE TRANSIÇÃO PARA UM CLIMA MAIS SECO, NO CENTRO E  A CAATINGA, NO OESTE. NO INTERIOR DOMINAM CONDIÇÕES SEMI ÁRIDAS, ESSA REGIÃO ESTÁ NO CHAMADO POLIGONO DAS SECAS. AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO PERFEITAMENTE DEFINIDAS PELA PERIODICIDADE DAS CHUVAS. O VERÃO TEM INÍCIO EM SETEMBRO E TERMINA EM FEVEREIRO E O INVERNO COMEÇA APROXIMADAMENTE EM MARÇO, TERMINANDO EM AGOSTO. A TEMPERATURA NÃO SOFRE GRANDES OSCILAÇÕES, VARIANDO, NO LITORAL. O ESTADO ENCONTRA-SE 44,36% DE SEU TERRITÓRIO DENTRO DO POLÍGONO DAS SECAS.
A POPULAÇÃO BRANCA DO ESTADO É DESCENDENTE EM SUA GRANDE PARTE DE PORTUGUESES. OS PARDOS SÃO COMPOSTOS DA MISTURA ENTRE NEGROS, ÍNDIOS E BRANCOS. OS ÍNDIOS NÃO APARECERAM NA PESQUISA, EMBORA HAJA PRESENÇA INDÍGENA NO INTERIOR DO ESTADO. OS AUTODECLARADOS NEGROS PERFAZEM O MENOR GRUPO ÉTNICO ALAGOANO. ATUALMENTE, UM EXPRESSIVO NÚMERO DE ESTRANGEIROS, PRINCIPALMENTE DA ITÁLIA, PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA, TEM PROCURADO RESIDÊNCIA EM ALAGOAS, ESTABELECENDO-SE PRINCIPALMENTE NA REGIÃO LITORÂNEA, ATRAÍDOS PELAS BELEZAS NATURAIS.

BELEZAS NATURAIS DAS PRAIAS ALAGOANAS

ENTRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLA CULTIVADOS NO ESTADO ENCONTRAM-SE O ABACAXI, O COCO, A CANA-DE-AÇÚCAR, O FEIJÁO, O FUMO, A MANDIOCA, O ALGODÃO, O ARROZ E O MILHO. O ESTADO DE ALAGOAS É O MAIOR PRODUTOR DE CANA-DE-AÇÚCAR DO NORDESTE E UM DOS MAIORES PRODUTORES DE AÇÚCAR DO MUNDO. A RÚSSIA É SEU MAIOR COMPRADOR, 75% DO AÇÚCAR CONSUMIDO NA RÚSSIA É ALAGOANO. NA PECUÁRIA, DESTACAM-SE AS CRIAÇÕES DE AVES, EQUINOS, BOVINOS, BUBALINOS, CAPRINOS, OVINOS E SUÍNOS. EXISTEM TAMBÉM NO ESTADO, RESERVAS MINERAIS DE SAL-GEMA, SENDO ALAGOAS O MAIOR PRODUTOR DE GÁS NATURAL DO BRASIL, ALÉM DO PETRÓLEO JÁ MENCIONADO. TAMBÉM EM ALAGOAS ENCONTRAMOS A USINA  DE XINGÚ. A ATIVIDADE INDUSTRIAL TEM COMO SUB-SETORES PREDOMINANTES O QUÍMICO, A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL, DE CIMENTO E O PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS.

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

NOS ÚLTIMOS ANOS, ALAGOAS SE DESTACA POR SER UM DOS ESTADOS MAIS PROCURADOS NO BRASIL PELOS TURISTAS, INCLUSIVE ESTRANGEIROS. O TURISMO TEM CRESCIDO NAS PRAIAS DO ESTADO COM A CHEGADA DE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, GRAÇAS AS MELHORIAS NO AEROPORTO DE MACEIÓ E NA INFRAESTRUTURA HOTELEIRA. O LITORAL NORTE, ESPECIALMENTE MARAGOGI E JAPARATINGA TEM RECEBIDO NOS ÚLTIMOS ANOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE RESORTS. SEGUNDO A MAIOR COMPANHIA DE VIAGENS DA AMÉRICA LATINA CVC, MACEIÓ É A TERCEIRA CAPITAL MAIS PROCURADA DO BRASIL. PLANOS DO GOVERNO FEDERAL, PRETENDE AMPLIAR O ESPAÇO PARA NAVIOS CARGUEIROS E OS CRUZEIROS QUE SEMPRE ATRACAM NA CIDADE.


MACEIÓ

PONTOS TURÍSTICOS E DESTINOS MAIS PROCURADOS ATUALMENTE SÃO: MACEIÓ, MARAGOGI, JAPARATINGA, BARRA DE SÃO MIGUEL, PIAÇABUÇU, MARECHAL DEODORO E PENEDO, SENDO PENEDO UM GRANDE POTENCIAL TURÍSTICO E HISTÓRICO. ALÉM DE FESTEJOS DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES QUE COMEÇAM DE 08 A 15 DE JANEIRO, COM BALSAS QUE ATRAVESSAM DESDE ALAGOAS ATÉ SERGIPE E VOLTAM A PENEDO, DEPOIS EM TERRA COMEÇA OS FOGOS SINALIZANDO A CHEGADA DAS EMBARCAÇÕES  E ASSIM AS FESTAS COM OS SHOWS DE BANDAS MUSICAIS.

                                                                              

ALAGOAS
video

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha Terra é um paraíso!
Nandoca

Anônimo disse...

MINHA SEREIA - Carlos Moura

Mergulhar no azul piscina
No mar de Pajuçara
Deixar o sol bater no rosto
Ai que gosto me dá
(Bis)
E as jangadas partindo pra o mar
Pra pescar minha sereia

Maceió, minha sereia(3x)

http://www.youtube.com/watch?v=unhIN4Qj6M8

PONTA DE LÁPIS - Eliezer Setton

Ponta de lápis, escrevo amor à vista
Viajei de mar acima
Te encontrei em Maceió
Minha Sereia, Ponta Verde, Pajuçara...
Os teus braços me embalam
Saudade de Maceió

"M" de mar
"A" de amor
"C" de carinho, sol e mar de Maceió
"E" de eterno
"I" de ilusão
"Ó", Maceió, você robou meu coração!

Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió
Ai, que saudades do céu, do sal, do sol de Maceió...

http://www.youtube.com/watch?v=jk9LK_Qn_0Q


Amo muito minha terra!
Nandoca

ATÉ O BURRO VOLTA COM ESSE MENINO (MARCOS) O cúmulo do cinismo assistimos hoje, na indignação de Conrado ao ser indicado por Marcos...