quarta-feira, 15 de agosto de 2012

COMO É GRANDE E BONITO O BRASIL! CHEGAMOS EM PERNAMBUCO E NOSSO NORDESTE ARREBENTA! BORA QUE TEM MUITO CHÃO...




PERNAMBUCO, CAPITAL RECIFE.

REGIÃO:
NORDESTE

CLIMA:
TROPICAL

ÁREA:
98.311 KM²

HABITANTES:
8.796.032

LIMITES:
NORTE / PARAIBA, NOROESTE / CEARÁ, SUDOESTE / ALAGOAS, SUL / BAHIA, OESTE / PIAUÍ, LESTE / OCEANO ATLANTICO.

CIDADES MAIS IMPORTANTES:
RECIFE, CARUARU, PETROLINA, GARANHUNS, SERRA TALHADA, ARCOVERDE, PALMARES, VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ARARIPINA, AFOGADOS DA INGAZEIRA, GOIANA, BELO JARDIM, SALGUEIRO, PESQUEIRA E OURICURI.

RIOS MAIS IMPORTANTES:
RIO SÃO FRANCISCO, CAPIBERIBE, IPOJUCA, UNA, PEJEÚ, JABOATÃO

RECIFE

BOA VIAGEM - RECIFE

UMA DAS PRIMEIRAS REGIÕES DO BRASIL A SER OCUPADA PELOS PORTUGUESES, PERNAMBUCO FOI TAMBÉM O MAIS IMPORTANTE NÚCLEO ECONÔMICO E UM DOS PRINCIPAIS NÚCLEOS POLÍTICOS DO PERÍODO COLONIAL. O ESTADO TEVE PARTICIPAÇÃO ATIVA EM DIVERSOS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA BRASILEIRA: BATALHAS DOS GUARARAPES, INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA E CONSIDERADAS A ORIGEM DO EXÉRCITO BRASILEIRO E SERVIU DE BERÇO A MOVIMENTOS DE CARÁTER NATIVISTA OU DE IDEAIS LIBERTÁRIOS, COMO A GUERRA DOS MASCATES, A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR E A REVOLTA PRAIEIRA.
TAMBÉM FAZEM PARTE DE SEU TERRITÓRIO OS ARQUIPÉLAGOS DE FERNANDO DE NORONHA E SÃO PEDRO E SÃO PAULO. SUA CAPITAL, RECIFE E A SEDE ADMINISTRATIVA  É O PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS. O MAIOR AGLOMERADO URBANO DE PERNAMBUCO É A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.
O ESTADO ABRIGA O MAIOR PARQUE TECNOLÓGICO DO BRASIL, O PORTO DIGITAL, LOCALIZADO NO BAIRRO DO RECIFE ANTIGO, NA CAPITAL PERNAMBUCANA E O MAIOR ESTALEIRO DO HEMISFÉRIO SUL, O ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL. O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PERNAMBUCANO É SUPERIOR AO DOS PAÍSES MENOS AVANÇADOS, MAS AINDA ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA BRASILEIRA. PERNAMBUCO DETÉM O MELHOR SERVIÇO DE COLETA DE ESGOTO DO NORTE, NORDESTE E SUL BRASILEIRO E APRESENTA A TERCEIRA MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO NORTE-NORDESTE. CONHECIDO POR SUA RICA E ATIVA CULTURA POPULAR, PERNAMBUCO É BERÇO DE VÁRIAS MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS, COMO O FREVO E O MARACATU, BEM COMO DETENTOR DE UM VASTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO, SOBRETUDO AO QUE SE REFERE AO PERÍODO COLONIAL. NA DÉCADA DE 1990, SURGIU EM PERNAMBUCO O MANGUEBEAT, AMÁLGAMA DO ROCK, DO POP, DO RAP E DO FUNK COM OS RÍTMOS LOCAIS. NASCERAM NO ESTADO NOMES DE PESO NO CENÁRIO INTERNACIONAL: PAULO FREIRE, UM DOS PENSADORES MAIS NOTÁVEIS DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA MUNDIAL E BRASILEIRO MAIS HOMENAGEADO DE TODOS OS TEMPOS, GILBERTO FREYRE, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL, ENTRE OUTROS. TAMBÉM DEU ORIGEM A GRANDES LITERATOS COMO MANUEL BANDEIRA, NELSON RODRIGUES,  JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOAQUIM NABUCO, ENTRE MUITOS OUTROS, BEM COMO A NOMES DE DESTAQUE DAS ARTES VISUAIS E DESIGN, COMO CÍCERO DIAS, ROMERO BRITTO, ABELARDO DA HORA E ANDRÉ GUITTCIS. PERNAMBUCO DEU ORIGEM AINDA A GRANDES NOMES DAS CIENCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS...

CAPELA DOURADA

EM 1501, ANO SEGUINTE AO DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL, PERNAMBUCO FOI DEFINIDA COMO REGIÃO PERTENCENTE À AMÉRICA PORTUGUESA PELO TRATADO DE TORDESILHAS. O POVOAMENTO EFETIVO DE PERNAMBUCO, INICIA-SE EM 1534, QUANDO A COLÔNIA PORTUGUESA É DIVIDIDA EM CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.  EM POUCO TEMPO, A CAPITANIA DE PERNAMBUCO SE TORNOU A PRINCIPAL PRODUTORA DE AÇÚCAR DA COLÔNIA PORTUGUESA. SURGE EM PERNAMBUCO O PROTÓTIPO DA SOCIEDADE AÇUCAREIRA DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS DA CANA-DE-AÇÚCAR. A CAPITANIA DE PERNAMBUCO LUTAVA POR RECONSTRUIR SUAS DUAS PRINCIPAIS CIDADES, RECIFE E OLINDA, DESTRUIDAS COM AS LUTAS CONTRA OS INVASORES HOLANDESES.
PERNAMBUCO É UM DOS MENORES ESTADOS DO PAÍS, APESAR DISSO, POSSUI PAISAGENS VARIADAS, SERRAS, PLANALTOS, BREJOS, SEMI-ARIDEZ NO SERTÃO E DIVERSIFICADAS PRAIAS NA COSTA. O ESTADO TEM ALTITUDE CRESCENTE DO LITORAL AO SERTÃO. NA MARGEM OESTE DA MESORREGIÃO AGRESTE, HÁ A DEPRESSÃO SERTENEJA. MAIS DA METADE DO ESTADO É LOCALIZADO NO SERTÃO. É UM LUGAR ONDE HÁ ESCASSEZ DE CHUVAS E O CLIMA É SEMI-DESERTICO. O RELEVO É MODERADO, 76% DO ESTADO ESTÃO ABAIXO DOS
600 METROS.
O ESTADO ESTÁ INSERIDO NA ZONA INTERTROPICAL, LOGO APRESENTA PREDOMINANTEMENTE TEMPERATURAS ALTAS, TODAVIA O QUADRO CLIMÁTICO É BEM DIVERSIFICADO DEVIDO À INTERFERÊNCIA DO RELEVO E DAS MASSAS DE AR. A ZONA DA MATA E O AGRESTE TEM CHUVAS CONCENTRADAS DURANTE A ESTAÇÃO MAIS FRIA. A COBERTURA VEGETAL DO ESTADO É COMPOSTA POR VEGETAÇÃO LITORÂNEA, FLORESTA TROPICAL E CAATINGA. QUANTO A HIDROGRAFIA , AS GRANDES BACIAS HIDROGRÁFICAS DE PERNAMBUCO POSSUEM DUAS VERTENTES; FAZ PARTE DA BACIA DO ATLÂNTICO NORDESTE ORIENTAL E DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO. OS MANGUEZAIS SÃO ABUNDANTES EM TODO O LITORAL, PORÉM FORAM PRATICAMENTE EXTINTOS. O INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODEVERSIDADE ADMINISTRA 11 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. O MAIOR AGLOMERADO URBANO DE PERNAMBUCO É A REGIÃO DE METROPOLITANA DO RECIFE.

PONTE BUARQUE DE MACEDO
RECIFE

CATEDRAL DE PETROLINA

EM PERNAMBUCO HÁ OS SEGUINTES GRUPOS INDÍGENAS: FULNIÔ, XUKURU E KAPINAWA, QUE SE ENCONTRAM EM ÁGUAS BELAS.
A ETNIA DE PERNAMBUCO FOI FORMADA POR ÍNDIOS, PORTUGUESES, ESPANHÓIS, ITALIANOS, ALEMÃES, INGLESES, ARABES, JUDEUS, ORIENTAIS E AFRICANOS...
A CANA-DE-AÇÚCAR, CONTINUA SENDO O PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA DA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA, EMBORA O ESTADO NÃO MAIS SEJA O MAIOR PRODUTOR DO PAÍS. ATUALMENTE A ECONOMIA DE PERNAMBUCO TEM COMO BASE A AGRICULTURA, A INDUSTRIA E OS SERVIÇOS. O SETOR DE SERVIÇOS É PREDOMINANTE, SEGUIDO PELA INDÚSTRIA E O ESTADO ASSISTE A UMA IMPORTANTE MUDANÇA  EM SEU PERFIL ECONÔMICO COM OS RECENTES INVESTIMENTOS NOS SETORES PETROQUÍMICO, BIOTECNOLÓGICO, FARMACÊUTICO DE INFORMÁTICA, NAVAL E AUTOMOTIVO QUE ESTÃO DANDO NOVO IMPULSO A ECONOMIA DO ESTADO.

MATA ATLÂNTICA-PERNAMBUCO

A PRODUÇÃO IRRIGADA DE FRUTAS, MERECE DESTAQUE, AO LONGO DO RIO SÃO FRANCISCO, QUASE QUE TOTALMENTE VOLTADA PARA EXPORTAÇÃO, CONCENTRADA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA, A FLORICULTURA, QUE COMEÇA A GANHAR ESPAÇO, COM PLANTAÇÕES DE ROSAS, GLADIOLUS E CRISÂNTEMOS. ENTRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS CULTIVADOS EM PERNAMBUCO ENCONTRAM-SE A CANA-DE-AÇÚCAR, ALGODÃO, BANANA, FEIJÃO, CEBOLA, MANDIOCA, MILHO, TOMATE, GRAVIOLA, CAJÚ, GOIABA, MELÃO, MELANCIA, ACEROLA, MANGA E A UVA. NA PECUÁRIA DESTACAM-SE CRIAÇÕES DE BOVINOS, SUINOS, CAPRINOS E GALINÁCEOS. PERNAMBUCO É ATUALMENTE O MAIOR PRODUTOR DE ACEROLA DO BRASIL.
PERNAMBUCO ABRIGA O PORTO DIGITAL, RECONHECIDO COMO O MAIOR PARQUE TECNOLÓGICO DO BRASIL, ABRIGA AINDA, O POLO TÊXTIL DO AGRESTE, SEGUNDO MAIOR POLO DE CONFECÇÕES DO BRASIL.

PALACIO DO CAMPO DAS PRINCESAS

CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA

PERNAMBUCO CONTA COM COBERTURA DE TODOS OS TIPOS DE TRANSPORTE: AÉREO, MARÍTIMO, RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. A INFRAERO ADMINISTRA DOIS AEROPORTOS NO ESTADO.
VÁRIOS GÊNEROS MUSICAIS E DANÇAS SURGIRAM NO ESTADO DE PERNAMBUCO AO LONGO DOS ANOS. O FREVO, UM DOS PRINCIPAIS GÊNEROS MUSICAIS E DANÇAS DO ESTADO E SÍMBOLO DO CARNAVAL RECIFE/OLINDA, SE CARACTERIZA PELO RITMO ACELERADO E PELOS PASSOS QUE LEMBRAM A CAPOEIRA. ESSE GÊNERO JÁ REVELOU E INFLUENCIOU GRANDES MÚSICOS . NOS ANOS 90 SURGIA EM PERNAMBUCO O MANGUEBEAT, MOVIMENTO DA CONTRACULTURA QUE MISTURA RÍTMOS REGIONAIS, COMO O MARACATU, QUE É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DA MÚSICA FOLCLÓRICA PERNAMBUCANA, ASSIM COMO O XAXADO QUE É UMA DAS PRINCIPAIS DANÇAS TÍPICAS DO SERTÃO/AGRESTE PERNAMBUCANO. NO ESTADO NASCERAM NOMES DE DESTAQUE DA MÚSICA BRASILEIRA COMO; LUIZ GONZAGA, BEZERRA DA SILVA, LENINE, ALCEU VALENÇA ETC... PERNAMBUCO TAMBÉM APRESENTA UMA GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS ARTESANAIS, COMPOSTO POR PEÇAS QUE SÃO VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE...

NOVA JERUSALEM

PASSISTAS DE FREVO

O CARNAVAL DO RECIFE É UM CARNAVAL MULTIFACETADO, COM FORMAS DIFERENTES DE CARNAVAL DE RUA, DESFILES DE AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS E APRESENTAÇÕES DE CANTORES E CONJUNTOS MUSICAIS EM PALANQUES. O CARNAVAL DE OLINDA É CONHECIDO MUNDIALMENTE PELOS DESFILES DOS BONECOS DE OLINDA, BONECOS DE MAIS DE DOIS METROS,,, O SÃO JOÃO DE CARUARU É UM DOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL COM APRESENTAÇÃO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS E REGIONAIS E CULINÁRIA TÍPICA RICA EM CANJICA, PAMONHA, BOLO DE MILHO, PÉ DE MOLEQUE E OUTRAS IGUARIAS A BASE DE MILHO. OS PRATOS MAIS CONHECIDOS DE PERNAMBUCO SÃO CARNE DE SOL, O QUEIJO COALHO, O ARRUMADINHO, O ESCONDIDINHO, O SURURU, A CALDEIRADA, O COZIDO, O CALDINHO DE PEIXE OU CAMARÃO, A PEIXADA PERNAMBUCANA, O CHAMBARIL, O CHARQUE, A BREJEIRA, O BREDO DE COCO, O QUIBEBE, A TAPIOCA, O ANGU, O MUNGUNZÁ SALGADO, O SARAPATEL, A BUCHADA E O FEIJÃO DE COCO, ENTRE OUTROS. ENTRE AS SOBREMESAS PODEMOS CITAR O BOLO DE ROLO, O BOLO DE MACAXEIRA, ETC

BONECOS DE OLINDA

BOLO DE ROLO

O RECIFE É O TERCEIRO MAIOR POLO GASTRONÔMICO DO BRASIL E O ESTADO TEM O MAIOR NÚMERO DE RESTAURANTES ESTRELADOS PELO EXIGENTE GUIA QUATRO RODAS NO NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE E SUL BRASILEIRO E O QUARTO DO BRASIL, ATRÁS SOMENTE DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS.
O TURISMO NO ESTADO OFERECE DIVERSAS ATRAÇÕES HISTÓRICAS, NATURAIS E CULTURAIS. AS PRINCIPAIS LOCALIDADES TURÍSTICAS DE PERNAMBUCO SÃO: FERNANDO DE NORONHA, PORTO DE GALINHAS, CABO DE SANTO AGOSTINHO, OLINDA, RECIFE, IGARASSI, ITAMARACÁ, GRAVATÁ, TRIUNFO, GARANHUNS E CARUARU.

FERNANDO DE NORONHA

PORTO DE GALINHAS

MERGULHO EM NORONHA

PISCINA NATURAL
PORTO DE GALINHAS

GRAVATÁ

O LITORAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO TEM CERCA DE 187 KM DE EXTENSÃO, ENTRE PRAIAS E FALÉSIAS, ZONAS URBANAS E LOCAIS PRATICAMENTE INTOCADOS. ALÉM DAS PRAIAS, POSSUI O ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA, PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE E SUAS 16 PRAIAS. O LITORAL SUL DO ESTADO QUE TEM 110 KM DE PRAIAS, É TOTALMENTE PROTEGIDO POR CORAIS, QUE FORMAM IRRESISTÍVEIS PISCINAS NATURAIS DE ÁGUAS MORNAS. O ARQUIPÉLAGO  DE FERNANDO DE NORONHA TEM DESTAQUE NACIONAL E MUNDIAL. PELAS ILHAS É POSSÍVEL AVISTAR OS GOLFINHOS SALTADORES... PORTO DE GALINHAS FOI ELEITA POR 10 VEZES CONSECUTIVAS A MELHOR PRAIA DO BRASIL, SEGUNDO A REVISTA VIAGEM E TURISMO. OUTRA FAMOSA PRAIA LOCAIZADA NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA É MURO ALTO.

                                       video

                                                                   

                                                                   





 






Nenhum comentário:

ATÉ O BURRO VOLTA COM ESSE MENINO (MARCOS) O cúmulo do cinismo assistimos hoje, na indignação de Conrado ao ser indicado por Marcos...