terça-feira, 21 de agosto de 2012


CONHECEM O ÉDEM? O PARAÍSO? VOU MOSTRAR À VOCES...CHEGAMOS NO RIO GRANDE DO NORTE... LINDO O NOSSO BRASIL! VAMOS QUE AGORA É MUITO CHÃO...
 










RIO GRANDE DO NORTE CAPITAL - NATAL




REGIÃO:
NORDESTE



CLIMA:
TROPICAL



ÁREA:
52.796.701 KM²



LIMITES:
NORTE E LESTE / OCEANO ATLÂNTICO, SUL / PARAÍBA, OESTE / CEARÁ.



MUNICÍPIOS:
167



HABITANTES:
3.168.027



RIOS IMPORTANTES:
APODÍ, MOSSORÓ, PIRANHAS-AÇU, SERIDÓ, JUNDIAÍ, JACU, CORIMATAU.



CIDADES IMPORTANTES:
NATAL, MOSSORÓ, PARNAMIRIM, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, MACAIBA, CEARÁ-MIRIM, CAICÓ, ASSU, CURRAIS NOVOS E SÃO JOSÉ DE MIPIBU.






NATAL
 
DEVIDO À SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, QUE FORMA UM VÉRTICE A NORDESTE DA AMÉRICA DO SUL, O RIO GRANDE DO NORTE É TIDO COMO "UMA DAS ESQUINAS DO CONTINENTE", POSIÇÃO QUE TAMBÉM LHE CONFERE UMA GRANDE PROJEÇÃO PARA O ATLÂNTICO ( A MAIOR DENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS )
SEU LITORAL, COM UMA EXTENSÃO APROXIMADA DE QUATROCENTOS QUILÔMETROS, É UM DOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL. NA ECONOMIA, DESTACA-SE O SETOR DE SERVIÇOS. DEVIDO AO SEU CLIMA SEMIÁRIDO EM PARTE DO LITORAL NORTE, O RIO GRANDE DO NORTE É RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE MAIS 95% DO SAL BRASILEIRO.. QUANDO HOUVE UMA ONDA DE MIGRAÇÕES PARA OS ANDES, DEPOIS PARA O PLANALTO DO BRASIL, A REGIÃO NORDESTE, ATÉ CHEGAREM AO RIO GRANDE DO NORTE. AO LONGO DE SUA HISTÓRIA, SEU TERRITÓRIO SOFREU INVASÕES DE POVOS ESTRANGEIROS, SENDO OS PRINCIPAIS OS FRANCESES E HOLANDESES. APÓS SER SUBORDINADO PELO GOVERNO DA BAHIA, O RIO GRANDE DO NORTE PASSA A SER SUBORDINADO PELA CAPITANIA DE PERNAMBUCO. EM 1822, QUANDO O BRASIL CONQUISTOU SUA INDEPENDÊNCIA DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, O RIO GRANDE DO NORTE PASSARIA A SE TORNAR PROVÍNCIA E COM A QUEDA DA MONARQUIA E A CONSEQUENTE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM 1889, A PROVÍNCIA SE TRANSFORMA EM ESTADO. A CAPITAL DO ESTADO É NATAL E CONTA COM UMA IMPORTANTE TRADIÇÃO CULTURAL, QUE ENGLOBA ARTESANATO, CULINÁRIA, ESPORTE, FOLCLORE, LITERATURA, MÚSICA E TURISMO. O ESTADO É TAMBÉM SEDE DE DIVERSOS EVENTOS ANUAIS, ALÉM DE POSSUIR DIVERSOS PONTOS TURÍSTICOS, COMO O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO, O CENTRO DE LANÇAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO E O CENTRO DE TURISMO DE NATAL.




FORTALEZA DOS REIS MAGOS




GENIPABU



PRAIA DA PIPA



OS POVOS PRIMITIVOS DO BRASIL TERIAM MIGRADO PARA OS ANDES, DEPOIS O PLANALTO DO BRASIL, A REGIÃO NORDESTE, ATÉ CHEGAREM AO RIO GRANDE DO NORTE. INICIALMENTE TERRITÓRIO POTIGUAR ERA HABITADO POR ANIMAIS DA MEGAFAUNA. NA ÉPOCA PRÓXIMA À DESCOBERTA DO BRASIL, O LITORAL POTIGUAR ERA HABITADO POR POVOS ORIGINÁRIOS DO TERRITÓRIO QUE CORRESPONDE AO ATUAL PARANÁ E AO PARAGUAI. ESSES POVOS FALAVAM A LÍNGUA ABANHEENGA, LÍNGUA AGLUTINADA E COM REFLEXÓES VERBAIS. NO INTERIOR, RESIDIAM OS TAPUIAS, POVOS INDÍGENAS QUE ANDAVAM TOTALMENTE NUS, SEM NENHUMA COBERTURA, SEM BARBAS E QUE DEPILAVAM TODOS OS PELOS EXISTENTES EM SEUS CORPOS. AS MULHERES DESSA TRIBO ERAM MAIS BAIXAS QUE OS HOMENS E ERAM SUBMISSAS AOS SEUS MARIDOS. AS PRINCIPAIS ÁREAS HABITADAS POR ESSES POVOS CORRESPONDEM HOJE ÀS REGIÕES DO SERIDÓ, CHAPADA DO APODÍ E ZONA SERRANA DO RIO GRANDE DO NORTE. A DESCOBERTA DO BRASIL AINDA GERA CONTROVÉRSIAS. PARA ALGUNS HISTORIADORES, OS ESPANHÓIS TERIAM CHEGADO AO BRASIL ANTES DOS PORTUGUESES, AFIRMANDO QUE O TERRITÓRIO BRASILEIRO FOI DESCOBERTO PELO NAVEGADOR DUARTE PACHECO PEREIRA EM 1498, QUASE DOIS ANOS ANTES DA CHEGADA DE PEDRO ALVARES CABRAL NO BRASIL, A ENTÃO CAPITANIA RIO GRANDE FOI



DOADA PELO REI JOÃO III DE PORTUGAL A JOÃO DE BARROS. A COLONIZAÇÃO RESULTOU EM UM FRACASSO E DÁ-SE A INVASÃO DOS FRANCESES, COMEÇANDO O CONTRABANDO DO PAU-BRASIL.
A CAPITAL POTIGUAR NÃO FOI APENAS UM LUGAR PALCO DE VIOLÊNCIA. SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, PRÓXIMO A ESQUINA DO CONTINENTE, TAMBÉM FEZ COM QUE A CIDADE OCUPASSE UM LUGAR DE GRANDE DESTAQUE NA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DESDE OS TEMPOS PRIMÓRDIOS, NA ÉPOCA DOS HIDROAVIÕES, QUANDO GRANDES AERONAUTAS PASSARAM PELA CIDADE.



A PARTIR DE 1974, COM A DESCOBERTA DO PETRÓLEO, A ECONOMIA DO ESTADO, QUE ATÉ ENTÃO ERA PREJUDICADA PELOS LONGOS PERÍODOS SECOS, COMEÇOU A CRESCER. O TURISMO É TAMBÉM UM DOS SETORES QUE MAIS CRESCEM NO ESTADO. GOVERNOS RECENTES TÊM FEITO IMPORTANTES MUDANÇAS. COMO OCORREU NA GESTÃO DE GARIBALDI ALVES, QUE ELEVOU A IRRIGAÇÃO COMO UMA DAS METAS PRIORITÁRIAS, COM O OBJETIVO DE INTERLIGAR BACIAS HIDROGRÁFICAS E LEVAR ÁGUA DE BOAS QUALIDADES ÀS FAMÍLIAS SOBREVIVENTES EM REGIÕES SECAS E IRRIGAR UMA DENSA ÁREA DO TERRITÓRIO NORTE-RIOGRANDENSE. ATUALMENTE, O RIO GRANDE DO NORTE SE DIVIDE EM 167 MUNICÍPIOS, TENDO NATAL COMO CAPITAL.




PONTA NEGRA

O QUADRO MORFOLÓGICO DO ESTADO É COMPOSTO POR TERRAS BAIXAS E POR PLANALTOS. AO CONTRÁRIO DO QUE OCORRE NOS ESTADOS DA PARAÍBA E PERNAMBUCO, O PLANALTO PENETRADO RIO GRANDE DO NORTE DESDE AS DIREÇÃO NORTE ATÉ SUL, COM UM AFASTAMENTO PARA O LITORAL LESTE. APENAS A REGIÃO PRÓXIMA A CURRAIS NOVOS POSSUI PLANALTOS COM ALTITUDE SUPERIOR A 800M. SEUS DORSOS, MAIS BAIXOS QUE O ESTADO VIZINHO, A PARAÍBA, SÃO ACIDENTADOS, COM POUCAS ESCARPAS E COM VÁRIOS REBORDOS TORTUOSOS. NO MUNICÍPIO DE VENHA-VER SE ENCONTRA A SERRA DO COQUEIRO, QUE É O PONTO MAIS ALTO DO ESTADO.


ESTA É UMA REGIÃO CONHECIDA PELOS LONGOS PERÍODOS DE ESTIAGEM. O TERRITÓRIO NORTE-RIOGRANDENSE, APRESENTA TRÊS TIPOS DISTINTOS DE VEGETAÇÃO, O PRIMEIRO É A FLORESTA TROPICAL, ENCONTRADA APENAS NA REGIÃO SUDESTE DO ESTADO, ONDE SE LOCALIZA O EXTREMO NORTE DA FLORESTA LITORÂNEA, CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM A REGIÃO SER DENOMINADA DE ZONA DA MATA.



PRAIA MARACAJAÚ



O SEGUNDO É O AGRESTE, COM FLORESTAS EXUBERANTES EM RALAÇÃO A FLORESTA TROPICAL, CONTENDO ESPÉCIES DA FLORESTA TROPICAL E DA CAATINGA. E POR ÚLTIMO, HÁ A CAATINGA, VEGETAÇÃO QUE SE LOCALIZA NO CENTRO E OESTE DO ESTADO, COBRINDO A MAIOR PARTE DO TERRITÓRIO. NO LITORAL, É OBSERVADA A VEGETAÇÃO CARACTERÍSTICA DOS MANGUES.




PRAIA DA PIPA



QUANTO A HIDROGRAFIA, OS RIOS CORREM PARA O LITORAL, TANTO NO NORTE QUANTO NO LESTE. ESSES RIOS SÃO OS MAIS EXTENSOS DO ESTADO. A MAIOR DE TODAS AS BARRAGENS CONSTRUÍDAS NO RIO GRANDE DO NORTE É BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, QUE TAMBÉM É O SEGUNDO MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA CONSTRUÍDO NO ESTADO, LOCALIZADA ENTRE ASSU E SÃO RAFAEL, COM CAPACIDADE TOTAL PARA 2,4 BILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA. OUTROS AÇUDES IMPORTANTES E EXTENSOS SÃO OS DE CRUZETA, GARGALHEIRAS E ITANS.




AREIA BRANCA




O LITORAL POTIGUAR É UM DOS MAIS FAMOSOS E CONHECIDOS DO BRASIL, COM UMA EXTENSÃO APROXIMADA DE QUATROCENTOS QUILOMETROS. IMPORTANTES ATRAÇÃO TURÍSTICAS E LITORÂNEAS ESTÃO LOCALIZADAS EM NATAL, LITORAL SUL, AREIA BRANCA E LITORAL NORTE QUE É UM IMPORTANTE CARTÃO POSTAL DO ESTADO, COM IMENSAS DUNAS, LAGOAS DE ÁGUA DOCE, ALÉM DOS PASSEIOS REALIZADOS DIARIAMENTE. NO LITORAL SUL, O PONTO MAIS CONHECIDO É A PRAIA DA PIPA, EM TIBAU DO SUL, DESCOBERTA POR SURFISTAS NA DÉCADA DE 1970, LOCALIZADA 87 KM A SUL DE NATAL, COM AREIA E ÁGUAS CLARAS E MORNAS, ONDE DURANTE A MARÉ, HÁ A FORMAÇÃO DE PISCINAS NATURAIS COM ÁGUAS MORNAS E DE BASTANTE APRECIAÇÃO. EM AREIA BRANCA, LOCALIZA-SE A PONTA DO MEL, PRAIA QUE REÚNE SERRAS, BARREIRAS DE COR VERMELHA, ALÉM DE MARES. E POR ÚLTIMO VEM A COSTA BRANCA, TAMBÉM NO LITORAL NORTE POTIGUAR, NA DIVISA COM O ESTADO DO CEARÁ, CUJO NOME PREVÉM DA ENORME QUANTIDADE DE SAL PRODUZIDA DO SAL BRASILEIRO. O MUNICÍPIO DE BAÍA FORMOSA, LOCALIZADO NO EXTREMO LESTE POTIGUAR, NO LITORAL SUL, GUARDA A MAIOR RESERVA DE MATA ATLÂNTICA NATIVA, A BEIRA-MAR, AINDA PRESERVADA NO ESTADO.
 
GENIPABU-PASSEIO COM DROMEDÁRIOS



NATAL



NO RIO GRANDE DO NORTE EXISTEM QUINZE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, SENDO QUATRO DELAS FEDERAIS, OITO ESTADUAIS E TRÊS PARTICULARES.
A ORIGEM DO POVO POTIGAUAR ESTÁ LIGADA À UNIÃO DE TRÊS POVOS: OS NEGROS, INDÍGENAS E PORTUGUESES. QUANTO AS TRADIÇÕES, A MAIOR INFLUÊNCIA VEM DA RAÇA NEGRA.
OFICIALMENTE, A ÚNICA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO É A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL, CRIADA PELA LEI COMPLEMENTAR. INICIALMENTE, INTEGRAVA APENAS OS MUNICÍPIOS DE NATAL, PARNAMIRIM, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, CEARÁ-MIRIM, MACAÍBA E EXTREMOZ.
INICIALMENTE, DURANTE A ÉPOCA INICIAL DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A ECONOMIA ERA MUITO VOLTADA ÀS ATIVIDADES DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA. EM 2004, ESSE SETOR REPRESENTAVA 5,6% DA ECONOMIA DE TODO O ESTADO. SEGUNDO O IBGE, EM 2009 O ESTADO POSSUÍA UM REBANHO DE 1.150.128 BOVINOS, 43.111 EQUINOS, 2.281BUBALINOS, 55.249 ASININOS, 20.751 MUARES, 193.856 SUÍNOS, 398.679 CAPRINOS,570.302 OVINOS, 49.590 CODORNAS, 581 COELHOS E 4.545.119 AVES, ENTRE ESTAS1.969.997 GALINHAS E 2.575.522 GALOS, FRANGOS E PINTINHOS. NA LAVOURA TEMPORÁRIA SÃO PRODUZIDOS ABACAXI, ALGODÃO HERBÁCEO, ARROZ, BATATA-DOCE, CANA-DE-AÇUCAR, FAVA, FEIJÃO, FUMO, GIRASSOL, MAMONA, MANDIOCA, MELANCIA, MELÃO, MILHO, SORGO E TOMATE. JÁ NA LAVOURA PERMANENTE PRODUZEM-SE ABACATE, ALGODÃO ARBÓREO, BANANA, CASTANHA DO CAJÚ, COCO-DA-BAIA, GOIABA, LARANJA,LIMÃO, MAMÃO, MANGA, MARACUJÁ, SISAL E TANGERINA. DESTES, É O ALGODÃO O PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA. VALE SALIENTAR TAMBÉM QUE O ESTADO TAMBÉM JÁ FOI O MAIOR PRODUTOR DE CAMARÃO DO BRASIL., HOJE A LIDERANÇA É DO CEARÁ. QUANTO A EXTRAÇÃO VEGETAL, PRODUZEM-SE ANGICO, CARNAÚBA, CARVÃO VEGETAL, CASTANHA DE CAJÚ, LENHA, MANGABA, MADEIRA EM TORA, OITICICA E UMBU.



SIBAUNA



AS INDUSTRIAS DE ALIMENTOS E TECIDOS E PRODUTOS QUÍMICOS TAMBÉM SÃO DESTAQUE NO PAPEL INDUSTRIAL, A INDUSTRIA ALIMENTÍCIA SE DESTACA NA QUESTÃO DO AÇÚCAR. O ESTADO É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR NACIONAL DE PETRÓLEO.
O TURISMO É A SEGUNDA FONTE DE RENDA DO ESTADO, O MAIOR DE INICIATIVA PRÓPRIA, RESPONSÁVEL PELO PRINCIPAL PAPEL QUE INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO. O RIO GRANDE DO NORTE CONTA COM DIVERSOS PONTOS TURÍSTICOS, DESDE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, BELEZAS NATURAIS E POLOS DE ECOTURISMO.




NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EXISTE APENAS UM AEROPORTO ADMINISTRADO PELA INFRAERO. HÁ TAMBÉM OUTROS AEROPORTOS MENORES DE CARÁTER REGIONAL. EXISTEM APENAS DUAS FERROVIAS NO ESTADO. O TRANSPORTE FLUVIAL NO ESTADO NÃO É USADO, PELO FATO DE SEUS RIOS TEREM CARÁTER TEMPORÁRIO, OU SEJA, SECAM DURANTE A ESTIAGEM. QUANTO AOS EVENTOS, ESTES SÃO REALIZADOS COMO DIVERSAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS, ONDE OS QUE MAIS SE DESTACAM SÃO SANTOS REIS, FESTAS DO CAJÚ E DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, GRANDES VAQUEJADAS. O ARTESANATO POTIGUAR DESTACA-SE NOS ALIMENTOS, BORDADOS, CERÂMICA, CESTARIAS, COURO, MADEIRA, PEDRAS, RENDAS,TECELAGEM E TRANÇADOS. A CULINÁRIA POTIGUAR É INFLUENCIADA TANTO PELA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA, QUANTO PELA CULTURA INDÍGENA.





O FOLCLORE DO ESTADO É RICO E DIVERSIFICADO. APESAR DA LITERATURA DO ESTADO ESTAR EM TRADIÇÃO REGIONAL E EM PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO, EXISTEM TENSÕES NA LITERATURADO RIO GRANDE DO NORTE. O ESTADO VEM SE DESTACANDO NA LITERATURA DE CORDEL, É UMA LITERATURA TÍPICA DO NORDESTE BRASILEIRO, COM METRIFICAÇÃO, RIMAS E VERSOS.
O RIO GRANDE DO NORTE É ESPECIALISTA EM SUCOS E DOCES DE FRUTAS COMO: MANGA,MARACUJÁ, MAMÃO, CAJÚ, MANGABA, ETC...SEUS PRATOS TÍPICOS PRINCIPAIS SÃO A CARANGUEJADA, CARNE DE SOL, COCADA, CUSCUZ, FEIJÃO VERDE, LINGUIÇA TÍPICA DO SERTÃO, MACAXEIRA, PAÇOCA, PEIXES FRITOS, QUEIJO TÍPICO DE MANTEIGA, TAPIOCA,ETC...

video

"MORO NUM PAÍS TROPICAL
ABENÇOADO POR DEUS
E BONITO POR NATUREZA
MAS QUE BELEZA...
QUE BELEZA..."


PRONTO! CONHECERAM O ÉDEM...EU AVISEI, É UM PEDACINHO DO CÉU...











Nenhum comentário:

SOS  AO MUNDO PELA VENEZUELA... Hoje meu post não é sobre reallytie, desculpem-me, hoje estou inteira solidária com a Venezuela...