sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DISTRITO FEDERAL  -  BRASÍLIA
SEDE DO GOVERNO BRASILEIRO
VAMOS CONHECER A CAPITAL DE NOSSO PAÍS?



DISTRITO FEDERAL:
NÃO TEM CAPITAL, BRASÍLIA É A SEDE DO GOVERNO

ÁREA:
5.801.937 KM²

HABITANTES:
2.562.963

CLIMA:
TROPICAL

RIO IMPORTANTE:
RIO PARANOÁ




O DISTRITO FEDERAL NÃO TEM ESTADO NEM MUNICÍPIO, NEM SE DIVIDE COMO TAL, MAS POSSUI ADMINISTRAÇÃO PRÓPRIA.
BRASÍLIA É A CAPITAL FEDERAL DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E SEDE DE GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, SENDO ENTÃO, A QUARTA CIDADE BRASILEIRA MAIS POPULOSA. BRASÍLIA TAMBÉM POSSUI O SEGUNDO MAIOR PRODUTO INTERNO BRUTO PER CAPITA DO BRASIL, FAZ O EIXO BRASÍLIA-ANÁPOLIS-GOIÂNIA A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA DO CENTRO-OESTE-BRASILEIRO.

INAUGURADA EM 21 DE ABRIL DE 1960, PELO ENTÃO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA. BRASÍLIA É A TERCEIRA CAPITAL DO BRASIL, APÓS SALVADOR E RIO DE JANEIRO. A TRANSFERÊNCIA DOS PRINCIPAIS ÓRGÃOS  DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL PARA A NOVA CAPITAL FOI PROGRESSIVA, COM A MUDANÇA DAS SEDES DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO FEDERAIS.
O PLANO URBANISTICO DA CAPITAL, CONHECIDO COMO "PLANO PILOTO", FOI ELABORADO PELO URBANISTA LUCIO COSTA, QUE, APROVEITANDO O RELEVO DA REGIÃO, ADEQUOU-O AO PROJETO DO LAGO PARANOÁ, CONCEBIDO EM 1893 PELA MISSÃO CRULS. O LAGO ARMAZENA 600 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA. MUITAS DAS CONSTRUÇÕES DA CAPITAL FEDERAL FORAM PROJETADAS PELO RENOMADO ARQUITETO OSCAR NIEMEYER.

PALACIO DO BURITI SEDE DO GOVERNO

DESDE A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA, DE 1891, HAVIA UM DISPOSITIVO QUE PREVIA A MUDANÇA DA CAPITAL FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PARA O INTERIOR DO PAÍS, DETERMINANDO COMO "PERTENCENTE A UNIÃO, NO PLANALTO CENTRAL DA REPÚBLICA , UMA ZONA DE 14.400 QUILÔMETROS QUADRADOS, QUE SERÁ OPORTUNAMENTE DEMARCADA, PARA NELA ESTABELECER-SE A FUTURA CAPITAL FEDERAL. FATO INTERESSANTE DESSA ÉPOCA FOI O SONHO PREMONITÓRIO DO PADRE ITALIANO SÃO JOÃO BOSCO, NO QUAL DISSE TER VISTO UMA TERRA DE RIQUEZAS E PROSPERIDADE SITUADA PRÓXIMA A UM LAGO E ENTRE OS PARALELOS 15 E 20 DO HEMISFÉRIO SUL. ACREDITA-SE QUE O SONHO DO PADRE TENHA SIDO UMA PROFECIA SOBRE A FUTURA CAPITAL BRASILEIRA, PELO QUAL O PADRE POSTERIORMENTE CANONIZADO, SE TORNOU O PADROEIRO DE BRASÍLIA.

 BRASÍLIA SHOPPING

EIXO MONUMENTAL ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

NO ANO DE 1891, FOI NOMEADA A COMISSÃO EXPLORADORA DO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL, LIDERADA PELO ASTRÔNOMO LUÍS CRULS, E INTEGRADA POR MÉDICOS, GEÓLOGOS E BOTÂNICOS, QUE FIZERAM UM LEVANTAMENTO SOBRE TOPOGRAFIA, O CLIMA, A GEOLOGIA, A FLORA, A FAUNA E OS RECURSOS MATERIAIS DA REGIÃO DO PLANALTO CENTRAL . A ÁREA FICOU CONHECIDA COMO QUADRILÁTERO CRULS E FOI APRESENTADA EM 1894 AO GOVERNO REPUBLICANO. A COMISSÃO DESIGNAVA BRASÍLIA COM O NOME DE "VERA CRUZ". EM 1922, NO ANO DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, O DEPUTADO AMERICANO DO BRASIL APRESENTOU UM PROJETO À CÂMARA INCLUINDO ENTRE AS COMEMORAÇÕES A SEREM CELEBRADAS O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA FUTURA CAPITAL, NO PLANALTO CENTRAL.
APENAS NO ANO DE 1955, DURANTE UM COMÍCIO NA CIDADE GOIANA DE JATAÍ, O ENTÃO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, JUSCELINO KUBITSCHEK, FOI QUESTIONADO POR UM ELEITOR SE RESPEITARIA A CONSTITUIÇÃO, INTERIORIZANDO A CAPITAL FEDERAL, AO QUE JUSCELINO AFIRMOU QUE TRANSFERIRIA A CAPITAL. ELEITO, JUSCELINO ESTABELECEU A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA COMO "META-SÍNTESE" DE SEU "PLANO DE METAS".

  MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA

 CONGRESSO NACIONAL

ALGUNS DOS FATORES QUE MAIS INFLUENCIARAM A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL FORAM A SEGURANÇA NACIONAL, POIS ACREDITAVA-SE QUE, COM A CAPITAL NO LITORAL, ELA ESTAVA VULNERÁVEL A ATAQUES ESTRANGEIROS (ARGUMENTO MILITAR ESTRATÉGICO QUE TEVE COMO PRECURSOR HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA) E UMA INTERIORIZAÇÃO DO POVOAMENTO E DO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO NACIONAL, JÁ QUE, DEVIDO A FATORES ECONÔMICOS E HISTÓRICOS, A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCENTROU-SE NA FAIXA LITORÂNEA, FICANDO O INTERIOR FORÇARIA O DESLOCAMENTO DE UM CONTINGENTE POPULACIONAL E A ABERTURA DE RODOVIAS, LIGANDO A CAPITAL ÀS DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS, O QUE LEVARIA A UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ECONÔMICA.
A FLORA CORRESPONDE À PREDOMINANTEMENTE TÍPICA DO DOMÍNIO DO CERRADO. EM ALGUNS LUGARES DA CIDADE É POSSÍVEL OBSERVAREM-SE ESPÉCIES DE GIMNOSPERMAS, COMO OS PINHEIROS R TAMBÉM DIVERSOS TIPOS DE ÁRVORES PROVENIENTES DE OUTROS BIOMAS BRASILEIROS. AS ESPÉCIES NÃO NATIVAS DA REGIÃO TÊM SIDO RETIRADAS PELA EMPRESA PÚBLICA ARBORIZADORA DA CIDADE E SUBSTITUÍDAS POR ESPÉCIES NATIVAS COMO IPÊS. O CLIMA É TROPICAL DE ALTITUDE, COM UM VERÃO ÚMIDO E CHUVOSO E UM INVERNO SECO E RELATIVAMENTE FRIO.

PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK

PALÁCIO ALVORADA

O DISTRITO FEDERAL POSSUI GRANDE VARIEDADE DE VEGETAÇÃO, REUNINDO 150 ESPÉCIES. A MAIORIA É NATIVA, TÍPICA DO CERRADO E DE PORTE MÉDIO, COM ALTURA DE 15 A 25 M. MUITAS SÃO TOMBADAS PELO PATRIMÔNIO ECOLÓGICO DO DISTRITO FEDERAL, PARA GARANTIR SUA PRESERVAÇÃO. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS: PINDAÍBA, PAINEIRA, IPÊ-AMARELO, PAU-BRASIL E BURITI.
OS RIOS DO DISTRITO FEDERAL ESTÃO BEM SUPRIDOS PELOS LENÇÓIS FREÁTICOS, RAZÃO PELA QUAL NÃO SECAM NO PERÍODO DE ESTIAGEM. A FIM DE AUMENTAR A QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL PARA A REGIÃO, O RIO PARANOÁ, PARA A CONSTRUÇÃO DE UM LAGO ARTIFICIAL, O LAGO PARANOÁ, QUE TEM 40 KM² DE EXTENSÃO, PROFUNDIDADE MÁXIMA DE 48 METROS E CERCA DE 80 KM DE PERÍMETRO. O LAGO POSSUI UMA GRANDE MARINA E É FREQUENTADO POR PRATICANTES DE WAKEBOARD, WINDSURF E PESCA PROFISSIONAL.
EM 2000 O IBGE INDICOU 2.051.146 HABITANTES. O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA CIDADE ESTÁ  A 0,874 E A TAXA DE ANALFABETISMO É DE CERCA DE 4,35%.

PALÁCIO ITAMARATY

CATEDRAL DE BRASÍLIA

BRASÍLIA TAMBÉM CARACTERIZA-SE PELA SUA DESIGUALDADE SOCIAL, SENDO A 16ª GRANDE CIDADE MAIS DESIGUAL DO MUNDO E A 4ª MAIS DESIGUAL DO BRASIL. A POPULAÇÃO DE BRASÍLIA É FORMADA POR MIGRANTES DE TODAS AS REGIÕES BRASILEIRAS, SOBRETUDO DO SUDESTE E NORDESTE, ALÉM DE ESTRANGEIROS QUE TRABALHAM NAS 123 EMBAIXADAS ESPALHADAS PELA CAPITAL.
ALÉM DE SER CENTRO POLÍTICO, BRASÍLIA É UM IMPORTANTE CENTRO ECONÔMICO. É A 3ª CIDADE MAIS RICA DO BRASIL, EXIBINDO UM PRODUTO INTERNO BRUTO DE 99,5 BILHÕES DE REAIS, OU 3,76% DE TODO O PIB BRASILEIRO.
BRASÍLIA É CLASSIFICADA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.

MEMORIAL JK

MONUMENTO CANDANGOS

BRASÍLIA, POR ESTAR LOCALIZADA NO CENTRO DO BRASIL, SERVE COMO LIGAÇÃO TERRESTRE E AÉREA PARA O PAÍS. O AEROPORTO INTERNACIONAL JUSCELINO KUBITSCHEK É UM DOS MAIS MOVIMENTADOS DO BRASIL POR NÚMERO DE PASSAGEIROS, RECEBENDO MAIS DE 10 MILHÓES DE PASSAGEIROS POR ANO PARA 44 DISTRITOS. OITO RODOVIAS RADIAIS FAZEM A LIGAÇÃO DA CAPITAL FEDERAL COM OUTRAS REGIÕES DO BRASIL.
O EIXO MONUMENTAL É UMA ÁREA ABERTA NO CENTRO DE BRASÍLIA ONDE SE SITUA A ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. O GRAMADO RETANGULAR DA ÁREA É CERCADO POR DUAS AMPLAS PISTAS, QUE FORMAM A PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE, ONDE MUITOS EDIFÍCIOS PÚBLICOS, MONUMENTOS E MEMORIAIS ESTÃO LOCALIZADOS.
O CONGRESSO NACIONAL DO BRASIL É BICAMERAL, CONTITUIDO PELO SENADO DO BRASIL (CÂMARA ALTA) E PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO BRASIL (CÂMARA BAIXA). O PALÁCIO FOI CONCEBIDO POR OSCAR NIEMEYER E FOI INAUGURADO EM 1958. PALÁCIO DO PLANALTO É O NOME NÃO OFICIAL DO PALÁCIO DOS DESPACHOS. É O LOCAL ONDE ESTÁ LOCALIZADO O GABINETE DO PRESIDENTE DO BRASIL..
A PRAÇA DOS TRÊS PODERES É UM AMPLO ESPAÇO ABERTO ENTRE OS TRÊS EDIFÍCIOS MONUMENTAIS QUE REPRESENTAM OS TRÊS  PODERES DA REPUBLICA   : O PALÁCIO DO PLANALTO (EXECUTIVO), O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (JUDICIÁRIO) E O CONGRESSO NACIONAL (LEGISLATIVO). 


video

2 comentários:

Unknown disse...

O Palácio do Buriti é sedo do Governo do Distrito Federa.
A sede do Governo Federal é o Palácio do Planalto.

Unknown disse...

Mesmo assim, obrigada em nome de Brasilia.
Segue um poema que por aqui gosta muitos. o Nome da autora está ao final.

Quem ama Brasília tem umas manias esquisitas. A primeira e mais estranha é a de admirar o céu multicolorido, apostando que outro igual não há em todo o mundo. Quem ama Brasília vê beleza em tudo.No horizonte que não tem fim, nas árvores tortas, na terra vermelha, no excesso de concreto.

Quem ama Brasília é exagerado assim mesmo. Ama e pronto! E vive contando vantagens. Que aqui a gente pára na faixa, que se pode chegar ao mesmo lugar por vários caminhos, que todo mundo se entende, apesar das diferentes experiências, culturas e sotaques.

Quem ama Brasília grita aos quatro cantos que aqui tem vida sim. Mesmo sem esquinas e sem multidões se acotovelando nas ruas. Aqui tem vida, e como! Quem dúvida é porque nunca caminhou no Parque da Cidade às seis da manhã, foi ao Beirute em plena segunda-feira e teve que esperar em pé por uma mesa ou jamais comprou um livro desses poetas alternativos que vivem perambulando de bar em bar, cheios de vida. Nem curtiu um cineminha em uma das inúmeras salas da cidade, com filmes para todos os gostos.

Quem ama Brasília odeia quando falam mal da cidade. Quando insistem em achar que aqui tudo gira em torno da Esplanada. Quando misturam os podres poderes e as fantasias palacianas com a vida real dos seus habitantes, ou pior, quando dizem que aqui não tem praia.

Quem ama Brasília de verdade responde com um certo desdém: "Se aqui tivesse praia, não seria mais uma cidade, seria o paraíso!"

Cláudia Marins

SOS  AO MUNDO PELA VENEZUELA... Hoje meu post não é sobre reallytie, desculpem-me, hoje estou inteira solidária com a Venezuela...