sábado, 4 de agosto de 2012

NORDESTE!

CHEGAMOS NA BAHIA! O REALLYTANDO VAI MOSTRAR SEUS ENCANTOS E SUA MAGIA!



CAPITAL   -   SALVADOR

REGIÃO:
NORDESTE

ÁREA:
567.295.670 KM²

MUNICÍPIOS:
417

HABITANTES:
14.080.654

CLIMA:
TROPICAL

LIMITES:
NORTE / SERGIPE, ALAGOAS, PERNAMBUCO E PIAUÍ, OESTE / TOCANTINS E GOIÁS, SUL / MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO, LESTE / OCEANO ATLÂNTICO

PRINCIPAL RIO:
SÃO FRANCISCO

PRINCIPAIS CIDADES:
SALVADOR, FEIRA DE SANTANA, VITÓRIA DA CONQUISTA, JUAZEIRO, ITABUNA, ILHÉUS, CAMACARI, BARREIRAS, JEQUIÉ, LAURO DE FREITAS, TEIXEIRA DE FREITAS E PORTO SEGURO.

SALVADOR

A BAHIA É O SEXTO ESTADO COM MAIOR PIB DO PAÍS. ESTÁ SITUADO AO SUL DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL E É O MAIOR ESTADO DA REGIÃO.
A PARTE MAIS ANTIGA E PRIMEIRO NÚCLEO DE RIQUEZA AÇUCAREIRA DA AMÉRICA PORTUGUESA, RECEBEU A BAHIA IMENSO CONTINGENTE E ENORME INFLUÊNCIA DE TRABALHADORES COMPULSÓRIOS AFRICANOS, TRAZIDOS PELOS COLONIZADORES EUROPEUS PARA SEUS ENGENHOS E FAZENDAS, EM ESPECIAL DO GOLFO DA GUINÉ, DAS ANTIGAMENTE CHAMADAS COSTAS DOS ESCRAVOS, DA PIMENTA, DO MARFIM E DO OURO, NO OESTE AFRICANO, COM DESTAQUE PARA O PAÍS IORUBÁ E O ANTIGO REINO DE DAOMÉ. DIFERENTEMENTE DISSO, MUITO DEPOIS, O RIO DE JANEIRO RECEBEU ESCRAVOS DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE. ASSIM, A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA BAHIA PERMANECEU ALTA NA MÚSICA, NA CULINÁRIA, NA RELIGIÃO, NO MODO DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, NÃO SÓ AO REDOR DE SALVADOR E RECÔNCAVO BAIANO, MAS, PRINCIPALMENTE, EM TODA A COSTA BAIANA. UM DOS SÍMBOLOS MAIS IMPORTANTES DO ESTADO É A DA NEGRA COM O TABULEIRO DE ACARAJÉ, VESTIDA DE TURBANTE, COLARES E BRINCOS DOURADOS, PULSEIRA, SAIAS COMPRIDAS E ARMADAS, BLUSA DE RENDA E ADEREÇOS DE PANO DA COSTA, A TÍPICA BAIANA.

A TÍPICA BAIANA

FOI NA BAHIA, ENTRE SANTA CRUZ DE CABRÁLIA E PORTO SEGURO, QUE A FROTA DE PEDRO ALVARES CABRAL ANCOROU, NO ANO DE 1500, MARCANDO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL PELOS EUROPEUS. EM 1º DE NOVEMBRO DE 1501, O NAVEGANTE FLORENTINO AMÉRICO VESPÚCIO, A SERVIÇO DA COROA PORTUGUESA, DESCOBRIU E BATIZOU A BAIA DE TODOS OS SANTOS, MAIOR REENTRÂNCIA DE MAR NO LITORAL DESDE A FOZ DO RIO AMAZONAS ATÉ O ESTUÁRIO DO RIO DA PRATA. A POVOAÇÃO FORMADA NESSAS MARGENS TORNOU-SE A PRIMEIRA SEDE DO GOVERNO-GERAL EM MARÇO DE 1549 COM A CHEGADA DO FIDALGO TOMÉ DE SOUZA, A MANDO DO REI D.JOÃO III DE PORTUGAL PARA FUNDAR A QUE SERIA, PELOS PRÓXIMOS 214 ANOS, A CIDADE-CAPITAL DA AMÉRICA PORTUGUESA.

PELOURINHO

É CONHECIDA COMO TERRA DA FELICIDADE POR CAUSA DE SUA POPULAÇÃO ALEGRE E FESTIVA. POSSUI UM ALTO POTENCIAL TURÍSTICO, QUE VEM SENDO MUITO EXPLORADO ATRAVÉS DE SEU LITORAL, O MAIOR DO BRASIL, DA CHAPADA DIAMANTINA, DO RECÔNCAVO E DE OUTRAS BELEZAS NATURAIS E DE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL.
GERA UM QUADRO EM QUE A RENDA É MAL DISTRIBUIDA, SE REFLETINDO NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO : 0,742 EM 2005, O NONO MENOR DO BRASIL, EQUIVALENTE AO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE 2005 DO SRI LANCA.
EM SALVADOR, CONCENTROU-SE UMA GRANDE POPULAÇÃO DE EUROPEUS, ÍNDIOS, NEGROS E MESTIÇOS, EM DECORRENCIA DA ECONOMIA CENTRADA NO COMÉRCIO COM DEZENAS DE ENGENHOS INSTALADOS NA VASTA REGIÃO DO RECÔNCAVO.

MERCADO MODELO

NO SÉCULO XVII, A GRANDE PRODUÇÃO DE PAU-BRASIL E DE AÇÚCAR, MERCADORIAS VALORIZADAS NA ÉPOCA, NO NORDESTE DO BRASIL, FEZ ESSA REGIÃO INTEGRAR-SE AO COMÉRCIO INTERNACIONAL,  ATRAINDO TAMBÉM CORSÁRIOS EUROPEUS. ASSIM, SALVADOR, A SEDE COLONIAL DO IMPÉRIO PORTUGUÊS NO BRASIL, FOI VISADA E ATACADA POR OUTRAS POTÊNCIAS EUROPÉIAS DA ÉPOCA, EM ESPECIAL INGLATERRA E PAÍSES BAIXOS, ATÉ QUE, EM 1624, FOI CONQUISTADA PELA COMPANHIA NEERLANDESA DAS INDIAS OCIDENTAIS.
SALVADOR, POR MUITOS ANOS, FOI A CAPITAL DA COLÔNIA. DURANTE O REGIME MILITAR, SURGIU A FIGURA DE ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, QUE DOMINOU O CENÁRIO POLÍTICO ESTADUAL POR TRÊS DÉCADAS, COM BREVE DERROTA PARA WALDIR PIRES, NA DÉCADA DE 1980, OCUPANDO O CARGO DE SENADOR, QUANDO DE SUA MORTE.
ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 2000, O GOVERNO DA BAHIA AGRUPAVA OS MUNICÍPIOS BAIANOS SEGUNDO CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS, FORMANDO AS REGIÕES METROPOLITANA DE SALVADOR.

FEIRA DE SANTANA

A BAHIA TAMBÉM É REPARTIDA EM 26 PARTES PELO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, QUE PARA GESTÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS E DOS RECURSOS HÍDRICOS, CRIOU AS 26 REGIÕES HIDROGRÁFICAS, CHAMADAS DE REGIÕES DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ÁGUAS.
A BAHIA É O QUINTO ESTADO DO PAÍS EM EXTENSÃO TERRITORIAL E EQUIVALE A 36,3% DA ÁREA TOTAL DO NORDESTE BRASILEIRO. O SEU LITORAL É O MAIOR ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS, COM 1.183 QUILOMETROS. POSSUI FAMOSAS PRAIAS, COMO A PRAIA DE ITAPUÃ, DIVERSAS VEZES HOMENAGEADA EM MÚSICAS E POESIAS. O ESTADO ENCONTRA-SE COM 57% DE SEU TERRITÓRIO DENTRO DO POLÍGONO DAS SECAS. SEU TERRITÓRIO ESTÁ SITUADO NA FACHADA ATLÂNTICA DO BRASIL. O RELEVO É CARACTERIZADO PELA PRESENÇA DE PLANÍCIES, PLANALTOS E DEPRESSÕES E AS FORMAS TABULARES E PLANAS. OS PONTOS MAIS ELEVADOS DA BAHIA SÃO O PICO DO BARBADO E O PICO DAS ALMAS. O PLANALTO E A BAIXADA SÃO AS SUAS DUAS GRANDES UNIDADES MORFOLÓGICAS BASTANTE CARACTERIZADAS.

PORTO SEGURO

TRANCOSO

A CAATINGA SE LOCALIZA EM TODA A REGIÃO NORTE, NA ÁREA DA DEPRESSÃO DO SÃO FRANCISCO E NA SERRA DO ESPINHAÇO, DEIXANDO PARA O CERRADO APENAS A PARTE OCIDENTAL E PARA A FLORESTA TROPICAL ÚMIDA, O SUDOESTE.
A BAHIA É O QUARTO ESTADO MAIS POPULOSO DO BRASIL E O 15º MAIS POVOADO, COM UMA POPULAÇÃO DE MAIS DE 14 MILHÕES DE HABITANTES DISTRIBUIDA EM SEU TERRITÓRIO...

CAPOEIRA INFLUÊNCIA AFRICANA

EM RELAÇÃO AOS CIGANOS, A BAHIA É O ESTADO BRASILEIRO ONDE HÁ A MAIOR QUANTIDADE DE GRUPOS VIVENDO, SEGUNDO PESQUISA DO IBGE. É TAMBÉM O CENTRO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E BOA PARTE DA SUA POPULAÇÃO É DE ORIGEM AFRICANA, COM UMA MAIOR PORCENTAGEM DE PARDOS, SEGUIDOS POR BRANCOS, PRETOS E AMERINDIOS. UM ESTUDO GENÉTICO REALIZADO NO RECÔNCAVO BAIANO CONFIRMOU O ALTO GRAU DE ANCESTRALIDADE AFRICANA NA REGIÃO. AS POPULAÇÕES INDÍGENAS LOCALIZADAS NA BAHIA PERTENCEM, EM GRANDE MAIORIA, AO TRONCO LINGUÍSTICO MACRO-JÊ. DENTRE ELAS, ESTÃO OS GRUPOS INDÍGENAS PATAXÓ, PATAXÓ-HÃ-HÃ-HÃE, QUIRIRI E O EXTINTO CAMAÇÃ. GRANDE PARTE DOS ÍNDIOS VEM PERDENDO O HÁBITO  DO IDIOMA MATERNO, PASSANDO A FALAR A LÍNGUA PORTUGUESA. AS TRIBOS E ALDEIAS INDÍGENAS ESTÃO BASTANTE DISTRIBUIDAS PELA BAHIA EM TERRAS E RESERVAS INDÍGENAS. É NO SUL DA BAHIA QUE ESTÁ LOCALIZADA A ALDEIA PEDRA BRANCA, À QUAL PERTENCIA O ÍNDIIO GALDINO, QUE FOI QUEIMADO-VIVO .

ILHA DE ITAPARICA

A ECONOMIA DO ESTADO BASEIA-SE NA INDUSTRIA (QUÍMICA, PETROQUÍMICA, INFORMÁTICA, AUTOMOBILÍSTICA E SUAS PEÇAS), AGROPECUÁRIA (MANDIOCA, FEIJÃO, CACAU E COCO), MINERAÇÃO E TURISMO E NOS SERVIÇOS. EXISTE UM IMPORTANTE POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI, ONDE FUNCIONA, ENTRE OUTROS EMPREENDIMENTOS, UMA MONTADORA FORD, ESTANDO O COMPLEXO INDUSTRIAL LOCALIZADO NA CIDADE DE CAMAÇARI. AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS OCUPAM CERCA DE SETENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO ATIVA DO ESTADO. A AGRICULTURA ESTÁ DIVIDIDA NA CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR E INTEGRADA COM MODERNAS USINAS E NA DO CACAU. A BAHIA É O 1º PRODUTOR NACIONAL DE CACAU, SISAL, MAMONA, COCO, FEIJÃO E MANDIOCA.
A INDÚSTRIA DA BAHIA É RELATIVAMENTE MODESTA, APESAR DO CRESCIMENTO DOS ÚLTIMOS 20 ANOS, NÃO REPRESENTA UMA GRANDE FORÇA ECONÔMICA NO ESTADO, VOLTA-SE PARA OS SETORES DA QUÍMICA, PETROQUÍMICA, AGROINDÚSTRIA, INFORMÁTICA, AUTOMOBILISMO E SUAS PEÇAS, PRODUTOS ALIMENTARES, TÊXTIL E FUMO. PORÉM NA CIDADE DE SALVADOR, ESTÃO CONCENTRADAS AS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS GRÁFICAS E MECÂNICAS DE MATERIAL ELÉTRICO E COMUNICAÇÕES. A PRIMEIRA BIOFÁBRICA DO PAÍS SE ENCONTRA NA CIDADE SERTANEJA DE JUAZEIRO, NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO.

INDIOS DA TRIBO PATAXÓS

A BAHIA CONTA COM ABUNDANTE SUPRIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA, FORNECIDO PELO COMPLEXO HIDRELÉTRICO DE PAULO AFONSO E PELAS HIDRELÉTRICAS DE SOBRADINHO E ITAPEBI. A BAHIA É DOS MAIORES PRODUTORES NACIONAIS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL.
A CHAPADA É UM DOS POLOS TURÍSTICOS MAIS COMPLETOS DO BRASIL. DISPÕE DE AEROPORTOS, BOA MALHA RODOVIÁRIA, HOTÉIS DE ALTO PADRÃO COM SELOS DE RECONHECIMENTO COMO O DO GRUPO "ROTEIRO DE CHARME". POR CAUSA DO TURISMO A CHAPADA DIAMANTINA PASSOU A SER UMA DAS ÁREAS MAIS DESENVOLVIDAS DA BAHIA.
A BAHIA CONTA COM 10 AEROPORTOS, COM QUATRO PORTOS E É CORTADA POR VÁRIAS FERROVIAS. ESTÁ SENDO CONSTRUIDO O PRIMEIRO METRÔ DE SALVADOR.
NA BAHIA, OCORREM VÁRIAS FESTAS DURANTE O ANO TODO, AS PRINCIPAIS SÃO A LAVAGEM DO SENHOR DE BONFIM, O CARNAVAL DA BAHIA E AS DIVERSAS MICARETAS QUE OCORREM NO ANO TODO SENDO ESTE EVENTO MOMESCO FORA DE ÉPOCA UMA CRIAÇÃO BAIANA.

IGREJA NOSSO SENHOR DO BONFIM

AINDA TEM A TRADICIONAL VAQUEJADA DE SERRINHA, QUE ACONTECE SEMPRE JUNTO AO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO.
NO PERÍODO MAIS RECENTE, TEMOS UMA BAHIA PRÓDIGA DE AUTORES IMORTAIS, COMO CASTRO ALVES, ADONIAS FILHO, JORGE AMADO E JOÃO UBALDO RIBEIRO.
NO ARTESANATO A BAHIA SE DESTACA NA CERÂMICA DECORATIVA, MARCA DA INFLUÊNCIA INDÍGENA, A RENDA DE BILROS E OUTROS TIPOS DE BORDADOS, BONECAS DE PANO, OS SANTEIROS E CARRANCAS, OBJETOS FEITOS DE COURO, METAL, PEDRAS E OS DESTINADOS A COZINHA, COMO O PILÃO E A GAMELA.
O NEGRO RECONQUISTA SUA IDENTIDADE E GANHA FORÇA NOS FILHOS DE GANDHI, O OLODUM. NA CULINÁRIA, DO CANDOMBLÉ OU DO TABULEIRO DA BAIANA DO ACARAJÉ BROTAM O ACARAJÉ, O ABARÁ, O VATAPÁ E TANTOS OUTROS PRATOS TEMPERADOS PELO AZEITE DE DENDÊ


video

                                                                    
DEMONSTRAÇÃO DE CAPOEIRA:
video
                                                                         

Nenhum comentário:

SOS  AO MUNDO PELA VENEZUELA... Hoje meu post não é sobre reallytie, desculpem-me, hoje estou inteira solidária com a Venezuela...