quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O REALLYTANDO CHEGA A MATO GROSSO DO SUL! A TERRA DE FAEL, VAMOS CONHECER?



CAPITAL   -   CAMPO GRANDE

REGIÃO:
CENTRO OESTE

ÁREA:
357.124.962 KM²

HABITANTES:
2.360.498

LIMITES:
NORDESTE / GOIÁS, LESTE / MINAS GERAIS, NORTE / MATO GROSSO, SUL / PARANÁ, SUDESTE / SÃO PAULO, OESTE / BOLÍVIA, OESTE E SUL / PARAGUAI

CLIMA:
TROPICAL

MUNICÍPIOS:
78

CIDADES PRINCIPAIS:
CAMPO GRANDE, CORUMBÁ, DOURADOS, TRÊS LAGOAS, PONTA PORÃ, NAVIRAÍ, NOVA ANDRADINA, AQUIDAUANA

RIOS PRINCIPAIS:
IVINHEMA, PARAGUAI, PARANÁ, TAQUARI

CAMPO GRANDE

CORUMBÁ

O ESTADO CONSTITUÍA A PARTE MERIDIONAL DO ESTADO DO MATO GROSSO, DO QUAL FOI DESMEMBRADO POR LEI COMPLEMENTAR DE 11/10/1977 E INSTALADO EM 01/01/1979, PORÉM A HISTÓRIA E A COLONIZAÇÃO DA REGIÃO, ONDE HOJE ESTÁ A UNIDADE FEDERATIVA, É BASTANTE ANTIGA REMONTANDO AO PERIODO COLONIAL ANTES DO TRATADO DE MADRI, QUANDO PASSOU A INTEGRAR A COROA PORTUGUESA. DURANTE O SÉCULO XVII, FORAM INSTALADAS DUAS REDUÇÕES JESUITICAS. SANTO INÁCIO DE CAAGUAÇU E SANTA MARIA DA FÉ DO TARÉ, ENTRE OS ÍNDIOS GUARANIS NA REGIÃO ENTÃO CONHECIDA COMO "ITATIM".

                          BELEZAS DE MATO GROSSO DO SUL

UMA PARTE DO ANTIGO ESTADO ESTAVA LOCALIZADO DENTRO DA AMAZONIA LEGAL, CUJA ÁREA QUE ANTES IA ATÉ O PARALELO DEZESSEIS, ESTENDEU-SE MAIS PARA O SUL, A FIM DE BENEFICIAR, COM SEUS INCENTIVOS FISCAIS, A NOVA UNIDADE DA FEDERAÇÃO. APESAR DE SEMPRE SE LOCALIZAR NA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL, HISTÓRICAMENTE ESTÁ VINCULADO MAIS ÀS REGIÕES SUL E SUDESTE POR QUESTÕES CULTURAIS E DEMOGRÁFICAS. MATO GROSSO DO SUL TEVE NA PECUÁRIA, NA EXTRAÇÃO VEGETAL E MINERAL E NA AGRICULTURA, AS BASES DE UM ACELERADO DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XIX.
TEM O TERERÊ COMO SUA BEBIDA TÍPICA, SENDO O ESTADO SÍMBOLO DESSA BEBIDA E MAIOR PRODUTOR DE ERVA-MATE DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL. O USO DESTA BEBIDA DERIVADA DA ERVA-MATE, NATIVA DO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL É DE ORIGEM PRÉ-COLOMBIANA.


                                                                   TERERÊ

                                 SOPA DE PIRANHA TÍPICA DA REGIÃO

O ARQUÍFERO GUARANI COMPÕE PARTE DO SUBSOLO DO ESTADO, SENDO O MATO GROSSO DO SUL DETENTOR DA MAIOR PORCENTAGEM DO ARQUÍFERO DENTRO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

                                    ARAL MOREIRA:

ARAL MOREIRA NÃO É UMA DAS PRINCIPAIS CIDADES, MAS VAMOS APRESENTAR RESUMIDAMENTE EM HOMENAGEM A NOSSO CAMPEÃO FAEL, POR SER A SUA TERRA NATAL...

                                           BANDEIRA DE ARAL MOREIRA

                                            ARAL MOREIRA / ENTRADA

                                   FAEL, FAMÍLIA E AMIGOS 

ARAL MOREIRA TEVE HISTÓRIA RÁPIDA COM CURTO DESENVOLVIMENTO DE AGROPECUÁRIA E AGRICULTURA E TRANSFORMOU-SE DE DISTRITO EM  MUNICÍPIO DENTRO DE POUCOS ANOS, MAS SABE-SE QUE SEU PRIMEIRO NOME FOI RIO VERDE DO SUL TENDO COMO SEDE A VILA CAÚ, PASSANDO A MUNICÍPIO A EX-VILA FRONTEIRA RICA COM SEDE DO ATUAL MUNICÍPIO DE ARAL MOREIRA, FOI DISTRITO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ ATÉ 1976, ANO EM QUE FOI ELEVADO A CATEGORIA DE CIDADE. FICA LOCALIZADA NO SUL DA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL, NO SUDOESTE DE MATO GROSSO  ( MICROREGIÃO DE DOURADOS). O FUSO HORÁRIO      DE ARAL MOREIRA ESTÁ A MENOS 1 HORA COM RELAÇÃO AO HORÁRIO DE BRASÍLIA.
O NOME DA CIDADE DEVE-SE EM HOMENAGEM PÓSTUMA AO DEPUTADO ARAL MOREIRA.
A AGROPECUÁRIA É SUA PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA. ESTÁ VOLTADA BASICAMENTE PARA A AGRICULTURA COM PLANTIO DE SOJA, MILHO E TRIGO E A PECUÁRIA COM CRIAÇÃO DE GADO E PEQUENA BACIA LEITEIRA.
                                          _________________________________


           PAISAGEM DO PANTANAL DO ESTADO

                                            RODEIOS

HISTÓRICAMENTE VINCULADO AO SUDESTE E SUL BRASILEIRO, MATO GROSSO DO SUL TEVE NA AGROPECUÁRIA E NA EXTRAÇÃO VEGETAL AS BASES DE UM RÁPIDO DESENVOLVIMENTO, INICIADO NO SÉCULO XIX, ENQUANTO O NORTE MINERADOR VIVIA SUA DECADÊNCIA.
O DESENVOLVIMENTO DESIGUAL ENTRE O NORTE E O SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO, INSPIROU MOVIMENTOS SEPARATISTAS. NOVAS LUTAS E TENTATIVAS DE CRIAR O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL FORAM RIGISTRADAS DURANTE O SURTO DA BORRACHA, O QUE EXIGIU INTERVENÇÃO FEDERAL, FOI CRIADA A "LIGA SUL-MATO-GROSSENSE" COM A FINALIDADE DE COORDENAR A CAMPANHA SEPARATISTA.

VISTA AÉREA

O ARCABOUÇO GEOLÓGICO DE MATO GROSSO DO SUL É FORMADO POR TRÊS UNIDADES GEOTECTÔNICAS DISTINTAS: A PLATAFORMA AMAZÔNICA, O CINTURÃO METAMÓRFICO PARAGUAI-ARAGUAIA E A BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ, SOBRE ELAS VISUALIZAM-SE  DOIS CONJUNTOS ESTRUTURAIS. O PRIMEIRO, MAIS ANTIGO, COM DOBRAS E FOLHAS, ESTÁ LOCALIZADO EM TERRENOS PRÉ-CAMBRIANOS E O SEGUNDO, EM TERRENOS FANEROZÓICOS, NA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ. NÃO OCORREM GRANDES ALTITUDES NAS DUAS PRINCIPAIS FORMAÇÕES MONTANHOSAS QUE SÃO A SERRA DA BODOQUENA E A SERRA MARACAJU, QUE FORMAM OS DIVISORES DE ÁGUA DAS BACIAS DO PARAGUAI E DO PARANÁ.

FAUNA DO ESTADO:







NA MAIOR PARTE  DO ESTADO O CLIMA É TROPICAL COM CHUVAS DE VERÃO E INVERNO SÊCO.
O TERRITÓRIO ESTADUAL É DRENADO A LESTE PELOS SISTEMAS DO RIO PARANÁ, SENDO SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES OS RIOS SUCURIÚ, VERDE, PARDO E IVINHEMA, A OESTE É DRENADO PELO PARAGUAI, CUJOS PRINCIPAIS AFLUENTES SÃO OS RIOS TAQUARI, AQUIDAUANA E MIRANDA, PELO RIO PARAGUAI ESCOAM AS ÁGUAS DA PLANÍCIE DO PANTANAL E TERRENOS PERIFÉRICOS. NA BAIXADA, PRODUZEM-SE ANUALMENTE INUNDAÇÕES DE LONGA DURAÇÃO.
OS CERRADOS RECOBREM A MAIOR PARTE DO ESTADO, MAS TAMBÉM DESTACA-SE A FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL. HÁ AINDA A PRESENÇA DE PAMPAS E MATA ATLÂNTICA. NA PLANÍCIE DO PANTANAL NO OESTE DO ESTADO, DURANTE O PERÍODO DE CHEIAS DO RIO PARAGUAI, A REGIÃO VIRA A MAIOR REGIÃO ALAGADIÇA DO PLANETA, LÁ SE COMBINAM VEGETAÇÕES DE TODO O BRASIL.

BELEZAS SUL MATOGROSENSSE

É UM DOS BIOMAS COM MAIOR ABUNDÂNCIA DE BIODIVERSIDADE DO BRASIL, EMBORA SEJA CONSIDERADA POUCO RICA EM NÚMERO DE ESPÉCIES,

AS MIGRAÇÕES SÃO ORIUNDAS DOS ESTADOS DE MINAS GERAIS, RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ E SÃO PAULO E EMIGRAÇÕES DE PAÍSES COMO ALEMANHA, ESPANHA, ITÁLIA, JAPÃO, PARAGUAI, PORTUGAL, SÍRIA E LÍBANO.
MATO GROSSO DO SUL ESTÁ ENTRE OS ESTADOS QUE TEM AS MAIORES TAXAS DE URBANIZAÇÃO DO PAÍS, COM 85,4%. A POPULAÇÃO URBANA DO ESTADO A PARTIR DOS ANOS 1980, APRESENTA UM  ACENTUADO CRESCIMENTO.

A REGIÃO DE MATO GROSSO DO SUL CONTRIBUI PARA SEU CRESCIMENTO ECONÔMICO, POIS É VIZINHA DE GRANDES CENTROS PRODUTORES E CONSUMIDORES DO BRASIL COMO, MINAS GERAIS, SÃO PAULO E PARANÁ, ALÉM DE FAZER FRONTEIRA COM A BOLÍVIA E PARANÁ, UMA VÊZ QUE SITUA-SE NA ROTA DE MERCADOS POTENCIAIS DE TODA A ZONA OCIDENTAL DA AMÉRICA DO SUL E SE COMUNICA COM A ARGENTINA ATRAVÉS DA BACIA DO RIO DA PRATA DANDO TAMBÉM ACESSO AO OCEANO ATLÂNTICO E PACÍFICO, ATRAVÉS DOS PAÍSES ANDINOS.



BONITO ÁGUAS CRISTALINAS


                                                         PIRANHA

A PRINCIPAL ÁREA ECONÔMICA DE MATO GROSSO DO SUL É A DO PLANALTO DA BACIA DO PARANÁ COM SEUS SOLOS FLORESTAIS DE TERRA ROXA. NESSA REGIÃO, OS MEIOS DE TRANSPORTE SÃO MAIS EFICIENTES E OS MERCADOS CONSUMIDORES DA REGIÃO SUDESTE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS.
SUA ECONOMIA É FUNDAMENTADA NA PRODUÇÃO RURAL (ANIMAL, VEGETAL E E INDUSTRIA RURAL) INDUSTRIA, EXTRAÇÃO MINERAL, TURISMO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. O ESTADO POSSUI UM DOS MAIORES REBANHOS BOVINOS DO PAÍS...

                                                                       GADO

                                          FAZENDAS  DA   REGIÃO

                                     INDIOS GUARANI

ALÉM DA VOCAÇÃO AGROPECUÁRIA A INFRA ESTRUTURA ECONÔMICA EXISTENTE E A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA PERMITEM AO ESTADO EXERCER O PAPEL DE CENTRO DE REDISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DOS GRANDES CENTROS CONSUMIDORES PARA O RESTANTE DA REGIÃO CENTRO OESTE E REGIÃO NORTE DO BRASIL.
A MAIOR ECONOMIA DO ESTADO É CAMPO GRANDE, COM UM PRODUTO INTERNO BRUTO DE MAIS DE 10.000.000.000 DE REAIS, SEGUIDO DE DOURADOS, CORUMBÁ E TRÊS LAGOAS.
O RIO PARAGUAI INTEGRA O ESTADO COM OS PAÍSES VIZINHOS PARAGUAI E ARGENTINA. ATRAVÉS DO RIO PARANÁ QUE CORRE A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ.

                                                 VIAGEM AO PANTANAL
video


                                                              RODEIO
video


        
                                                                             




Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo Reallytando, esta homenagem ao Mato Grosso do Sul. Somos um povo simples muito ligados à terra e à natureza. Campo Grande é uma capital com ares de interiorzão praticamente todos se conhecem, aqui se puxa o "erre" ao falar, curtimos violadas, som do acordeon, passear e praticar esportes em parques, aqui é bem calmo. O que o Sul-mato-grossense ou Guaicuru adora churrasco, Laço Comprido, pescar no Pantanal,finais de semana a maioria vai para fazendas, chacáras, ranchos, tomamos muito tereré a qualquer hora do dia, ficamos bravos, rs, ao sermos confundidos com Mato Grosso, adoramos bailes, curtimos muita música da fronteira: chamamé, guarânias, polcas e o bom e velho modão sertanejo e o atual, rs. Somos um estado muito ligado ao mundo rural e a ecologia. Somos simples e ligados às nossas tradições.
Aqui vai algumas sugestões de Turismo:
Compras em Ponta Porã-MS/Pedro Juan Caballero-PY,
Pescarias , passeios em hotéis-fazendas, trilhas, cavalgadas, e muito mais.
Fotos Aral Moreira: http://www.panoramio.com/photo/19023843
Site da Fundação de Turismo MS: http://www.turismo.ms.gov.br/index.php?inside=1&tp=3&comp=4626&show=2058
Costa Rica: http://www.costaricams.com.br/
Rio Verde: http://www.rioverde.ms.gov.br/index.php?inside=1&tp=3&comp=&show=4671
Corumbá: http://turismo.corumba.ms.gov.br/
Busquem fotos no Google sobre: Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Rio Paraguai-Porto Murtinho MS e Rio Paraguai-Corumbá MS, assim terão uma noção das belezas.
Aqui em Campo Grande temos vários parques o principal é o Parque das Nações Indígenas,que é considerado um dos maiores parques (dentro de um perímetro urbano) do mundo, com extensão de 119 hectares. Oferece infra-estrutura adequada para a prática de lazer, diversão e esporte. E dentro dele está sendo construído O Aquário do Pantanal (http://www.egelte.com.br/aquario-do-pantanal.php) será o maior de água doce do mundo , com 6,6 milhões de litros de água, 263 espécies e sete mil animais. A obra já iniciou e será inaugurada em 2013, no 36º aniversário de criação do estado de MS. Então venham conhecer o MS que serão muito bem recebidos, pois aqui a gente se preocupa em ser feliz! Temos orgulho de nossa biodiversidade e como dizem, rs: O SISTEMA AQUI É BRUTO, VIVER DE BEM COM A NATUREZA É SOMENTE PARA OS FORTES!

QUE PAÍS É ESSE MESMO? Que país é esse mesmo? É o meu país, dilacerado moralmente não só no campo político, muito m...