segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O REALLYTANDO ESTÁ SUBINDO O NORDESTE, CHEGAMOS EM SERGIPE, VAMOS LA QUE VALE A PENA! ALÔ MINHA AMIGA @NOEMIIBRASIL ESQUENTA O CAFÉZINHO QUE ESTAMOS CHEGANDO...



CAPITAL - ARACAJÚ

REGIÃO:
NORDESTE

ÁREA:
22.050 KM²

CLIMA:
TROPICAL

HABITANTES:
2.068.031

MUNICÍPIOS:
75

LIMITES:
NORTE / ALAGOAS, SUL / BAHIA, LESTE / OCEANO ATLÂNTICO, OESTE / BAHIA

CIDADES PRINCIPAIS:
BARRA DOS COQUEIROS, NOSSA SRA. DO SOCORRO, SÃO CRISTÓVÃO

RIOS PRINCIPAIS:
SÃO FRANCISCO, VAZA-BARRIS, SERGIPE, JAPARATUBA, PIAUÍ E REAL

ARACAJÚ
PROPRIÁ

O NOME DO ESTADO VEM DA ANTIGA LÍNGUA TUPI E SIGNIFICA "NO RIO DOS SIRIS" (REFERINDO-SE AO RIO SERGIPE).
ENTRE O FINAL DO SÉCULO XVI E AS PRIMEIRAS DÉCADAS DE SÉCULO XVII, A ATUAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS E DE ALGUMAS EXPEDIÇÕES MILITARES AFASTA OS FRANCESES E VENCE A RESISTÊNCIA INDÍGENA. OCORRE GRANDE MISCIGENAÇÃO ENTRE PORTUGUESES E ÍNDIOS.
GARCIA D'AVILA, PROPRIETÁRIO DE TERRAS NA REGIÃO, INICIOU A CONQUISTA DO TERRITÓRIO. CONTAVA COM A AJUDA DOS JESUITAS PARA CATEQUIZAR OS NATIVOS. A CONQUISTA DESTE TERRITÓRIO E SUA COLONIZAÇÃO FACILITARIAM AS COMUNICAÇÕES ENTRE BAHIA E PERNAMBUCO E IMPEDIRIAM TAMBÉM AS INVASÕES FRANCESAS. QUANDO DAS INVASÕES HOLANDESAS, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVII A ECONOMIA FICOU PREJUDICADA, VINDO A SE RECUPERAR EM 1645 QUANDO OS PORTUGUESES RETOMARAM A REGIÃO. O TERRITÓRIO, QUE NA ÉPOCA FAZIA PARTE DA BAHIA PARTE DA BAHIA, FOI RESPONSÁVEL EM 1723 POR UM TERÇO DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR DA BAHIA. COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, PASSOU A SER ESTADO DA FEDERAÇÃO TENDO SUA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO PROMULGADA EM 1892.

IGREJA DE SANTO ANTONIO

A NATUREZA FOI GENEROSA COM O ESTADO, QUE TEM 173 QUILÔMETROS DE PRAIA COM COQUEIROS, DUNAS, FLORESTAS VIRGENS E MANGUEZAIS. CERCA DE 85% DO TERRITÓRIO ESTÁ A MENOS DE 300 M DE ALTITUDE, COM PREDOMINÂNCIA DE TERRAS PLANAS OU LEVEMENTE ONDULADAS. O ESTADO ENCONTRA-SE COM 47,26% DE SEU TERRITÓRIO DENTRO DO POLÍGONO DAS SECAS.
OS DADOS DO GOVERNO EM 2008, APONTAM QUE A ECONOMIA DO ESTADO DE SERGIPE TEM PARTICIPAÇÃO DE 0,6% NO PIB NACIONAL. OS PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS SÃO: SUCO DE LARANJA, CIMENTO,AÇÚCAR,OUTROS SUCOS DE FRUTA E CALÇADOS. OS PRINCIPAIS IMPORTADOS SÃO: MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, TRIGO, ADUBOS E FERTILIZANTES, FIOS E TECIDOS, COQUE DE PETRÓLEO, PRODUTOS DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS, PLÁSTICO E SEUS PRODUTOS, OBRAS DE FERRO E AÇO E OUTROS. AO CONTRÁRIO DE MUITOS ESTADOS BRASILEIROS, A CRIAÇÃO DE GADO NÃO É MUITO IMPORTANTE. EXISTE EM ARACAJÚ TAMBÉM UMA PEQUENA INDÚSTRIA DE COURO.

RIO SÃO FRANCISCO EM PROPRIÁ

SERGIPE POSSUI UM SOLO RICO EM PETRÓLEO, GÁS E RECURSOS MINERAIS. RECENTEMENTE FOI DESCOBERTO O POÇO DE PIRANEMA O ÓLEO LEVE, CONSIDERADO O MAIS VALORIZADO DO MERCADO. COM UM CLIMA ALTAMENTE FAVORÁVEL PARA O AGRONEGÓCIO E RECURSOS HÍDRICOS ABUNDANTES, DESTACAM-SE OS SETORES DE FRUTICULTURA, AQUICULTURA, LEITE E SEUS DERIVADOS. VEM A SER O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE LARANJA DO BRASIL. GRANDE PARTE DE SUA PRODUÇÃO IN NATURA É EXPORTADA PARA OUTROS ESTADOS DO NORDESTE E A PARTE INDUSTRIALIZADA É EXPORTADA PARA OS ESTADOS UNIDOS E EUROPA. AO NORTE DO ESTADO, O PLATÔ DE NEÓPOLIS CONTA COM CANAIS DE IRRIGAÇÃO COM CAPACIDADE DE ABASTECER 7,3 HECTARES. MANGA, MARACUJÁ, BANANA, COCO-ANÃO E OS CITROS SÃO CULTIVADOS NA REGIÃO.

ARCOS NA ORLA DA PRAIA DE ATALAIA - ARACAJU

NATUREZA, CULTURA, PRAIAS LINDÍSSIMAS, FAZEM DE SERGIPE UM ESTADO COM GRANDE POTENCIAL TURÍSTICO. AS CIDADES HISTÓRICAS DE LARANJEIRAS E SÃO CRISTÓVÃO, TOMBADAS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL, CONTAM COM UMA GRANDE RIQUEZA ARQUITETÔNICA E CULTURAL.
EM ARACAJÚ EXISTEM DOIS SHOPPING CENTERS: RIOMAR E JARDINS. EM ARACAJÚ EXISTE AINDA A RUA DO TURISTA, FECHADA EM 2003 E REABERTA EM 2010, O LOCAL INTERLIGA A PRAÇA OLIMPIO CAMPOS E A RUA DE LARANJEIRAS, NO CENTRO COMERCIAL DA CIDADE. FOI NO ESTADO DE SERGIPE, O LOCAL DE FUNDAÇÃO DA QUARTA MAIOR REDE DE SUPERMERCADO DO BRASIL O G.BARBOSA. EM VÁRIAS CIDADES DO ESTADO, AS PRAÇAS, LOCALIZADAS PRINCIPALMENTE NO CENTRO, SÃO OS PRINCIPAIS LUGARES ONDE AS PESSOAS COSTUMAM SE REUNIR PARA DESCANSAR E CONVERSAR.

CÂNION DO XINGÓ

PASSEIOS DE CATAMARÃ


PRAIA DO SARNEY - ARACAJÚ

NA CIDADE DE JAPARATUBA, HÁ O BANHO DO PRATA, NASCENTE DE ÁGUAS CRISTALINAS, ONDE NOS FINAIS DE SEMANAS, HÁ A REUNIÃO DE VÁRIAS PESSOAS. EM AQUIDABÃ ENCONTRAMOS A LAGOA DO VIGÁRIO CENTRO DE ENTRETENIMENTO REGIONAL. SUA NOVA ORLA ATRAE OS JOVENS DA CIDADE E PODE-SE PRESENCIAR NO FINAL DE TARDE UM DOS MAIS BELOS PÔR DO SOL DO ESTADO. JÁ NA CAPITAL, ALÉM DAS PRAÇAS LOCALIZADAS EM DIVERSOS BAIRROS E CONJUNTOS, HÁ TAMBÉM OS PARQUES PÚBLICOS, QUE SÃO VASTAS ÁREAS VERDES, COM MUITAS PLANTAS E ÁRVORES E EM UM DELES, O MAIOR DA CAPITAL, HÁ AINDA UM ZOOLÓGICO, COM VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS.
DUAS RODOVIAS FEDERAIS CORTAM O ESTADO, A BR-101, NO SENTIDO SUL-NORTE E A BR-235, NO SENTIDO OESTE-LESTE.

PONTE QUE LIGA SERGIPE A ALAGOAS

FONTE LUMINOSA NA ORLA DE ATALAIA - ARACAJU

O FOLCLORE SERGIPANO É RICO E DIVERSIFICADO, REUNINDO ELEMENTOS DA CULTURA INDÍGENA, AFRICANA E EUROPÉIA. DENTRE AS MUITAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DESTACAM-SE O REISADO, PARAFUSOS. O FORRÓ CAJÚ É UM DOS MAIORES EVENTOS JUNINOS DO NORDESTE DO BRASIL. COM CERCA DE 140 ATRAÇÕES LOCAIS E NACIONAIS REUNIDAS DURANTE 14 NOITES NA PRAÇA DE EVENTOS ENTRE OS MERCADOS ALBANO FRANCO E THALES FERRAZ.. O EVENTO É GRATUITO E FAZ PARTE DO CALENDÁRIO JUNINO BRASILEIRO. ORGANIZADA PELA PREFEITURA DE ARACAJÚ, A FESTA ATRAI UM PÚBLICO DE 1 MILHÃO DE PESSOAS EM CADA EDIÇÃO. APESAR DE TER MENOR DIVULGAÇÃO DO QUE ESTADOS COMO BAHIA, ALAGOAS E PERNAMBUCO, AINDA ASSIM HÁ DIVERSOS ATRATIVOS TURÍSTICOS NO ESTADO, COMEÇANDO PELA CAPITAL, ARACAJÚ. COM DESTAQUE PARA SUAS PRAIAS, COMO AS DE ATALAIA, ARUANA, REFÚGIO, HÁ AINDA, PASSEIOS DE CATAMARÃ PELO RIO SERGIPE, NA CAPITAL, ARACAJÚ. ALÉM DE OUTRO PASSEIO QUE PERMITE CONHECER O RIO SÃO FRANCISCO, NO MUNICÍPIO DE BREJO GRANDE, QUE FAZ DIVISA COM O ESTADO DE ALAGOAS NO MUNICÍPIO DE PIAÇABUÇU E QUE LEVA OS TURISTAS ATÉ A FOZ DO RIO. SÃO NACIONALMENTE CONHECIDOS OS FESTEJOS JUNINOS REALIZADOS NO ESTADO DE SERGIPE, ESPECIALMENTE NOS MUNICÍPIOS DE ARACAJÚ, ESTÂNCIA E CAPELA. A PARTIR DE 2001, O FORRÓ CAJÚ SE CONSOLIDOU COMO UMA DAS MAIORES FESTAS DE SERGIPE E DO BRASIL. TODOS OS ANOS, NO MÊS DE JANEIRO, OCORRE UMA DAS MAIORES PRÉVIAS CARNAVALESCAS DO BRASIL, O PRÉ-CAJÚ.

                                BARRA  DOS  COQUEIROS

ARACAJÚ



video










Nenhum comentário:

QUE PAÍS É ESSE MESMO? Que país é esse mesmo? É o meu país, dilacerado moralmente não só no campo político, muito m...