terça-feira, 30 de janeiro de 2018

GAME OVER MARA... 


O fato de ter torcido pela bruxinha, não significa que não reconheço os valores de Mara como jogadora de grande relevância e como ser humano. Ela seria realmente importante para tocar fogo no parquinho, mas se excedeu, na verdade ela estava fazendo militância política dentro do game e estava ficando chato. Uma mulher inteligentíssima, mas se perdeu na sede de conspirar, pegou pesado e o clima da casa ainda não pedia tudo isso. Não posso negar que a admirei e amei ouvir suas colocações embora minha vertente política seja o inverso da dela, mas reconhecer seu valor é justo. Adorei a sacada de mestre dela com Tiago "Fora Temer", sómente ela para fazer isso.
Ficou a bruxinha e eu gostei, não me importo com reputação, sempre falei isso, me importo com o coração e o caráter e me pego torcendo por ela, então que seja, se quebrar a cara, tudo bem não seria a 1ª vêz, acontece muito comigo, as vêzes torcemos por um perdedor do jogo, mas ganhador para nós. Ainda não afirmo que ela é minha única preferida e que só torço por ela, não, tenho meu balaio com meus top's 3 vejam...


Stand by estão Ana Clara e Wagner, embora goste de Ana Clara, confesso que tenho ainda algumas ressalvas, por isso ela não está no meu balaio dos top's 3, mas está bem pertinho.

Fôfos

A bruxinha se safou do paredão e não foi tão fácil assim a diferença foi pequena e parece que ela vai segurar um pouco mais a onda dela, mas não sei se isso é bom, deveria ser exatamente como é, intensa, louca, sincera, alegre, parceira, leal, libidinosa... É disso que o BBB precisa e por isso essa edição está sendo tão especial. Não existe um vilão caracterizado como vimos nas outras edições, existem pessoas que ainda vão se mostrar e que talvêz a gente se decepcione, mas vilão mesmo ainda não vi. Tem a Nayara, racista e hipócrita, o Lucas clone do Rodrigão e do Renan, que por sinal, é espertíssimo e sonso, aguardem, mas mesmo assim, não chegam a ser vilões.
Para quem não sabe na íntegra dos fatos, deixa eu dar uma esclarecida, Ana Paula fez fono, mas é um tratamento longo e caro, sua mãe explicou que ela aprendeu técnicas para educar sua voz, mas isso, altera quando está agitada e foi assim que ela entrou no BBB... Seu irmão, demorou anos para falar, mesmo com fono, apenas a pouco tempo a médica conseguiu, portanto deve ser um problema congênito, hereditário, não vamos julgar a menina pela voz, vamos julga-la por seus atos, seria digno.




Li no Twitter do @DeCaraPraLua, um texto simplesmente espetacular e o curioso é que nunca conseguimos torcer pelas mesmas pessoas, nunca tivemos nenhuma troca de conversas, pedi autorização no TT para postar, não obtive resposta, mas depois me liguei que estava postado na rede social, subtende-se que com acesso a todos, no Face e como curiosamente concordo com 95% do que está ali escrito e vou mais além, gostei imensamente das colocações fazendo do texto minhas palavras nesse mesmo nível de porcentagem. Vou postar para vocês porque vale a pena ser lido:

"Vendendo Garrafas

Temos uma semana de jogo e alguns indicados ao Oscar. Será que a Academia (público) manterá essas indicações? Não sei, tudo ainda muito prematuro. Mas tivemos um bom inicio de jogo, com um elenco bem escolhido, um painel de diversidade que caminha da questão do preconceito racial até liberdade de gênero com a discussão internacional dos refugiados da guerra e das questões políticas no Brasil no meio disso tudo. Temos tudo para todos os gostos, ativistas de causas sociais, gay assumídissimo, gostosonas, candidatos a ganhar o coração caprichete, jovens, nem tão jovens, engraçados e os mal humorados. Enfim, uma salada mista da melhor qualidade. Vai dar certo? Ainda é cedo para dizer, porque pessoas são apenas pessoas e passíveis de erro e de não entregar o prometido ao público. A conferir.
Uma coisa, no entanto, é certa, não existem as famosas plantas neste jogo. Mesmo a Nayara que é a figura mais apagada, não deixa o público morno. Entrou de cabeça no jogo interno, cavando as justificativas mais esdrúxulas para suas escolhas de voto. Nayara, que é uma defensora do empoderamento feminino, escolhe suas vítimas pelo tamanho de sua bunda e beleza. Contraditório, não? Alguém que se diz empoderada, objetificar suas companheiras de confinamento contribuindo justamente para um pensamento machista e preconceituoso de que mulher bonita só pode ganhar dinheiro usando seu corpo. Esse foi o calcanhar de Aquiles da Nayara, motivo pelo qual já vem, em apenas uma semana, ganhando a antipatia do público.  Nayara é mais calada, meio mal humorada, mas planta ela não é.
Outro que poderia ser tratado como planta é o Viegas. Ele tem uma história interessante de vida, é um músico razoavelmente competente em sua proposta de trabalho. Viegas levou para o BBB o discurso da sua negritude e do preconceito racial e o faz lindamente até o momento em que reduz sua participação a essa bandeira. E esse será sempre o problema em levar bandeiras para o BBB, seja ela qual for. Porque o público dificilmente abraçará o participante somente por sua coerência e consciência social.  Lamentável? Talvez. Mas esse é o público do Big Brother que vai além das entradas e bandeiras desse show. Viegas tem um bom papo, quando senta na roda para falar de música, sua vida, do Brasil, ele prende nossa atenção, mas talvez não o suficiente para driblar a redução de suas escolhas às necessidades financeiras de seus adversários. Viegas, assim como Nayra, levou para o BBB18 um discurso fora de moda no mundo dos realities shows de que pobreza é um diferencial para o jogo.
O que nos leva à Gleici. Que é um docinho de menina. Outra pessoa com engajamento social, defensora dos direitos humanos, petista assumida. Gleici é aparentemente frágil, insegura, tímida. O oposto do que se esperava dela. Da maneira como seu perfil foi divulgado pela Rede Globo eu esperava uma espécie de Jean Wyllys de saias, alguém bem articulado e culto, No entanto, nesse quesito, Gleici decepcionou. Mas o jogo mal começou e Gleici tem potencial. Pode ser que com seu jeitinho de menina do interior e com suas experiências de superação ela ainda mostre uma força insuspeitada e cresça no jogo do BBB.
E o que falar do Mahmoud? Talvez ele tenha sido o primeiro grande tombo da temporada. Mahmoud tinha tudo para dar certo. Uma pontada de caricatura, um humor ácido, inteligência, a aura de cidadão do mundo. Mas tudo isso esbarrou numa soberba e vaidade que não permitiram que Mahmoud seguisse adiante de maneira cativante. Mahmoud mostrou-se manipulador, eu não diria vingativo, mas de uma acidez em suas atitudes que não o faz encantador. Pelo contrário. Mahmoud quer causar e essa vontade de causar vai acabar causando sua eliminação do jogo com rejeição. Mahmoud foi o primeiro líder do BBB18 e caiu nas armadilhas que essa posição traz. O famoso “dê poder a alguém para de fato conhecê-lo”. Mahmoud indicou dois desafetos ao paredão, tirou as opções de voto da casa. Manipulou seus colegas de confinamento usando o poder da indicação. Fez dos meninos gogo boys, deu aulas como sexólogo, bateu a batuta e colocou os malucos todos para bater palmas pra ele. Resta saber o tanto de ressentimento que isso gerou.
Falando em Mahmoud e paredão a gente tem que falar na Mara. Mara entrou cheia de potencial. Mas, assim como muitos intelectuais que participam do BBB, Mara não soube driblar as armadilhas do jogo. Afoita, creio que o grande erro da Mara não foi falar sobre o jogo, mas tentar colocar no fogo o nome do Kaysar com o argumento de que ele cresceria demais no jogo e eles tinham que cortar o mal pela raiz. Pensamento esse que tem duas vertentes negativas. Primeiro, a tarefa inglória de convencer o grupo a votar em alguém muito querido. Segundo, a semente plantada de que ela poderia indicar qualquer um que ela achasse forte sendo uma pessoa legal ou não. Mara assustou o grupo. E também assustou parte do publico. Se continuar na casa, promete movimentação certa, mas não sei até onde o público comprou sua briga inglória.
Wagner até agora é o bicho grilo bacana com potencial de virar o príncipe consorte da Paula. Ponto. Wagner não fez nada de espetacular, é quase um Viegas no jogo sem a bandeira do engajamento social. Mas entrou no imaginário popular como o homem da vida da Paula e vai a gente entender ou contradizer esse imaginário! Wagner segue lá arrastando, literalmente, suas maravilhosas tatuagens pela casa e arrancando suspiros cada vez que se encontra no mesmo cômodo que a Paula. Vamos ver até onde caminha nosso artista plástico da vez, que se continuar nesse ritmo pode vir a adornar os jardins da casa do BBB como uma planta linda e frondosa.
E Paula? Como analisar Paula separando-a da torcida já apaixonada e cega que ela agregou em torno de seu nome? Paula vai fazer um jogo baseado na coerência, com discurso bem articulado, muito marketing pessoal e seducência. Paula entrou com o discurso de que é sedutora e está colocando em prática suas garras. Criou uma espécie de triângulo amoroso virtual com o Caruso e Wagner muito bem alimentado pela linda morena. Mas, muito da participação da Paula é baseada em fanfic. Esta semana Paula vetou a inclusão da Jessica no paredão e quase levou ao orgasmo parte de minha TL no Twitter. Uma atitude óbvia, prevista inclusive pelos jogadores, mas que criou comoção. Porque a participação de Paula será assim, cada gesto será endeusado por sua torcida, numa espécie de tentativa de casar a narrativa do jogo feita pelo seu público na internet com a verdadeira atuação da bela. Mas Paula pode crescer, eu não desgosto da Paula e nem do jogo dela, só acho que a torcida está exagerando no protagonismo a ela atribuído.  Ela é bem articulada, inteligente (antes do jogo começar ela já seguia os perfis do twitter famosos por comentar o BBB), fará a linha do politicamente correto. E, principalmente, da sedução. Paula no momento protagoniza uma versão meio gauche de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Vamos aguardar!
Falar da Paula nos leva logicamente ao Caruso. Caruso é o terror da torcida da Paula. Participante que não teve o cuidado de apagar seus comentários nas redes sociais e que deixou exposto todo seu preconceito, visão de mundo limitada, retrógrada, politicamente incorreta. Mas Caruso está a fim da Paula e Paula alimenta o desejo de Caruso ao mesmo tempo em que joga charme pra cima do Wagner. Neste momento do jogo, Caruso está entalado nessa narrativa e sem muita chance de sair dela. A não ser que o romance com Paula desenvolva, Caruso aparentemente será o ogro da edição sobre o qual estaremos de olhar atento às possibilidades de merdas que ele é capaz de produzir com sua visão polêmica da vida.
E finalmente o trio Kaysar, Ana Paula e Patrícia. Que é uma espécie de núcleo cômico do jogo. Ana Paula é chata, inconveniente, conta histórias estapafúrdias, muitas delas eu nem sei se acredito. Se bem que para quem toma o chá do Daime dizer que vê duendes, que transou por nove horas seguidas ou que foi para Saturno é plenamente possível. Mas justamente por esse jeito louco Ana Paula ganhou torcida na internet. Ela é o típico participante do BBB na linha do ame-o ou deixe-o. Não tem meio termo, não existem sentimentos mornos. Em minha opinião a grande qualidade da Ana Paula é a falta de vergonha de abraçar o bizarro e o inconsequente. E a falta de medo de entrar no jogo de combinação de votos sem dó e sem piedade. Ana Paula diverte, mesmo àqueles que querem torcer o seu pescoço. Foi fator de desestabilização da casa nesta primeira semana. Comprou treta com meia casa, aborreceu por sua voz e mania de se meter em tudo, fez comentário inadequado chamando Mahmoud de “viado”, e foi parar no primeiro paredão da temporada justamente por todos esses motivos. Porque se Mahmoud não a indicasse, a casa indicaria. Resta saber se ela volta ao jogo hoje à noite e, principalmente, como volta. Se volta para arrebentar a poha toda ou para se embaralhar numa possível falta de humildade. A conferir a atuação da bruxinha do BBB.
Patricia! Carismática e engraçada, Patricia explodiu no jogo nesta primeira semana. Protagonizou cenas hilárias com Kaysar forjando com ele uma amizade que tende a se estender pelo tempo que permanecerem no jogo. Mas muita gente ficou com o pé atrás com Patrícia porque ela caiu no jogo de falar sobre o jogo. Neste momento Patrícia está numa gangorra no coração do público. Com toda a articulação do paredão da semana, sua gangorra tendeu para baixo. Mas aí, basta uma madrugada hilária com Ana Paula e Kaysar recheada por papos sérios sobre sua vida e relação com o filho para a gente se lembrar do potencial imenso da Patrícia.
Kaysar é a sensação da temporada. Quase uma unanimidade. Quase, porque existem vozes dissonantes que questionam o jogo do refugiado sírio que entrou no BBB com intuito de se divertir. Errado ele? Não. O problema é que é difícil neste momento a gente saber até onde vai a ingenuidade de Kaysar ou sua percepção do jogo. Seria ele aquilo tudo ou apenas um personagem para ganhar a simpatia popular? Não sei. Até agora parece genuíno. Até agora Kaysar tem se comunicado diretamente com o coração da maioria do publico. Faz um jogo externo da melhor qualidade, daqueles que a gente não vê no BBB há muito tempo.
Enfim, acho que esses foram os destaques da semana em minha opinião. Jaqueline, Jessica, Breno, Ana Clara, Lucas, Ayrton, Diego eu falo neles mais tarde. Vamos aguardar. No BBB tudo se resume a quem tem mais garrafa pra vender e com uma semana apenas de jogo tem muita carta ainda escondida na manga dos jogadores."

Fonte: De Cara Pra Lua

__________________________

Amanhã tem festa, sinto cheiro de casais a vista, como Lucas e Jéssica, Paula e Caruso, vamos ver... Coitada da noiva do Lucas...



7 comentários:

Eva/RN disse...

BETH, dos três que estão no seu balaio, só não está no meu a bruxinha. Já acostumei com a fala dela, depois que ela passou a falar mais baixo. Apesar de achá-la engraçada, não a curto ao ponto de fazê-la sentar em um dos meus 3 banquinhos dos favoritos. Fico contente que pelo menos com Kaysar e Patrícia "tamos Juntas". Quem sabe, com o tempo eu venha a gostar da bruxinha. Não direi que dessa água não beberei. Vamos para a frente. Ainda tem muitas semanas a enfrentar.
O texto de Susan é mesmo excelente, e concordo com quase tudo que ela escreveu. Valeu muito a pena ter lido.
Nesse paredão fiquei indiferente. Todavia, depois que vi Mara gritando "Fora Temer", misturando política com BBB, achei ótimo vê-la fora da casa. Não que eu goste de Temer, muito pelo contrário.
Um abraço fraterno de Eva.

Anônimo disse...

Achei que o Breno se afundou depois do beijo na Ana Clara. Este fato fez com que ele ficasse como o único avulso da casa. Tá dando dó vê-lo tentando se encaixar em algum grupo, mas sem sucesso. Se repararem, todos já se inseriram em mini-grupos dentro da casa, menos o Breno. Existe o trio Kaysar, AP e Patrícia, com o Diego dando suporte. Jaque, Lucas e Jéssica. O grupo dos cuecas. O grupo ativista, com Nayara, Gleici e Mara. Os fiéis do Mahmoud, e etc.

Anônimo disse...

Não consigo gostar dessa ana paula e estou prestes a pular do barco desse bbb. Não vou perer meu tempo pra me aborrecer sendo que assisto por divertivento.Não sou careta, longe disso já fui jovem e dei minhas escapulidas .Agora essa ana paula passou dos limites, imagina a familia dela vendo ela contar como se fosse vantagem a conversa com seu fiofó. Senti vergonha por ela e pela familia.Essa vai ser pior que a emilly. Vou esperar o proximo paredão e conforme for paro de ver enquanto não me apeguei. Gosto do Wagner .

Anônimo disse...

Eu torcendo pra que caisse uma lágrima dos olhos da bruxinha, para não me decepcionar com o choro fake. Mas que nada, parece que Emilly fez mais uma discípula na história do BBB. Poxa, Ana Paula! não me decepcione, por favor!
Queremos vc dando umas no Mahamoud, mas vc vem e aceita as falsas promessas dele.

Anônimo disse...

Susan é mesmo uma das melhores, se nao a melhor comentadora do BBB, ela explica e expoe o jogo como ninguém, sem reduzir a pessoa a adjetivos pobres e texto vago e preconceituoso.

Anônimo disse...

Mara é uma feminista de conveniência. O feminismo só serve quando a beneficia em algo. Pq ela não se aliou à Bruxa quando esta se posicionou absolutamente contra o grupo dos "cuecas" e a favor de uma divisão mais igualitária das camas no primeiro dia do BBB? Pq ela se viu prejudicada e pensou mais em si que no grupo. Já Ana Paula se queimou de graça por uma questão que nem era dela e se viu só, inclusive diante de suas colegas mulheres.
Por isso que detesto quando ficam levantando bandeiras ideológicas, quando ninguém tem a capacidade de ser mais humano e se colocar no lugar do outro.

Silvia disse...

Susan escreve muito bem, afinal é jornalista né. Sempre segui em época de BBB , desde o blog dela, há mais de dez anos,mas com o tempo, deixei de achá-la boa nos comentários sobre BBB . Esse texto está muito bom, mas ela insiste em ser torcedora de casal e isso me enche. Acho mais que ultrapassado. No Twitter dela, a TL é entupida de julgamentos de quem vai ficar com quem, de como as mulheres estão se comportando, se ficam com um ou com outro, e ela já implicou desde a primeira semana com a Paula (que não gosto nem desgosto, pq acho muito cedo pra isso) . E as seguidoras reverenciam de montão. E são as que votam. Eu sinceramente preferia que tivesse saído primeiro a Ana Paula, pq a Mara ia sair mesmo. E agora a Susan já tá defendendo a mal humoradinha da Ana Clara...isso fica perigoso...ela defendeu a praga do bbb17, defendeu a Flávia da Fazenda, achava lindo o casalzinho e eu não tenho mais saco pra esse tipo de jogo bobo , mais de acordo com kids do que com pessoas mais maduras. Enfim, a birra dela é pq se a menina ficar muito com um, já tem que fazer casal...afff... já passou da hora de quebrar essa "regra". Todos deviam jogar solo, ficar com quem quisessem e focar no jogo. Pra achar namorado existem sites pra isso! Ainda bem que deve ser a última edição, pq que eu saiba o contrato da Globo encerrava em 2018 e eles não renovaram com a Endemol. Tomara! rss

                                            A PRÉ ESTRÉIA DA FAZENDA                                              Começou gente a Fazenda 14...