terça-feira, 20 de março de 2018

TIRO O CHAPÉU PARA CADA LETRA DESSE TEXTO...LEIAM...APENAS PARA ENTENDEDORES...

"PURO PRECONCEITO


Nossas escolhas são norteadas por simpatias, por um senso de justiça, por empatia com as pessoas confinadas. Já defendi jogadores ruins, extremamente defeituosos pura e simplesmente pelo sendo se justiça, pelos ataques virulentos nas redes sociais. Já defendi jogadores cheios de virtudes, mas a quem a casa perseguiu sem dó nem piedade por ter um padrão diferente do seu. Porque jogadores de BBB, com raríssimas exceções, buscam dentro do confinamento o seu igual para se aliar. Tivemos algumas jogadoras brilhantes que souberam acolher o excluído e trazê-lo para o jogo. O jogador medíocre em geral olha apenas o próprio umbigo, faz escolhas erradas perante o público, mas sempre vai se consolar com uma possível superioridade intelectual apontando a burrice do público. Assistir BBB foge pouco desse cenário.

Dito isso, Gleici enfrenta seu quarto paredão esta semana. A menina tímida do Acre, que num trabalho de formiguinha foi conquistando boa parte do público, já passou por poucas e boas dentro do jogo. Gleici foi claramente excluída? Não. Mas foi muitas vezes sendo deixada de lado. Mesmo Paula, que sempre teve um carinho especial pela Gleici, lá nos primórdios do BBB abraçou uma aliança power rangers com Jaque e Jessica prometendo amor eterno e sonhos de estarem juntas na Final, deixando um pouco Gleici de lado. Onde estava Gleici nesse momento? Tentando achar seu espaço dentro de um grupo com personalidades fortes, vaidades exacerbadas e certezas de saber o gosto do público para ser um vencedor.

Gleici achou carinho na Paula, na Mara, na Clara e no Mahmoud. E, mais tarde, no Wagner. Ponto. Mais ninguém estava interessado na menina do acre, afinal de contas, ela não tinha cacife para disputar com eles. Ana Paula, Patrícia e Kaysar nos divertiam com suas palhaçadas assim que nos foram apresentados. Depois Diego se juntou ao grupo e o trio Mandinga passou 3 semanas deitado em berço esplêndido detonando meia casa, xingando as meninas, articulando planos mirabolantes para não ir ao paredão. Enquanto isso, Jessica vivia pendurada no Lucas e o trio formado por Wagner, Viegas e Caruso estava fechado em sua amizade e combinação de votos. Gleici acabou se aproximando da Clara que abraçou ela e Mahmoud e os três formaram um trio divertido e afetivo no jogo.



A primeira vez que Gleici enfrentou um paredão foi por indicação direta do Lucas. Foi tão fora da casinha a indicação do Lucas que até as redes sociais não entenderam qual o sentido de jogar Gleici no paredão. Lucas argumentou para seu grupo, e não para Gleici, que achava que ela era uma jogadora fraca e facilmente eliminável. Achismo dele norteado por puro preconceito. Na cabeça do Lucas os preferidos do público eram ele, Breno, Paula, Jaque e Jessica, os branquinhos do shopping como eram chamados pela Nayara. Depois vieram mais três idas ao paredão, duas com interferência direta do Diego e o paredão desta semana quando foi por ele indicada. No entanto, mesmo enquanto outros jogadores eram jogados no paredão o nome da Gleici nunca foi esquecido, jamais saiu da alça de mira da turma da combinação para se livrar do paredão.  

Então, reduzir o incomodo da Gleici com os votos levados a mero mimimi de quem não quer ser votado é no mínimo estúpido. Da mesma maneira que dizer que ela não interage na casa é um sofisma. Afinal de contas, quando Diego, Patrícia e Ana Paula tiveram um real interesse na amizade da Gleici? E Lucas e Jessica? E Viegas e Caruso? Nunca. Mesmo quando Gleici interagia com Viegas e Caruso no quarto Tropical, eles jamais deixaram de criticá-la ou menosprezá-la como pessoa. Até mesmo Breno por quem Gleici tinha apreço, não titubeou em colocá-la no paredão junto com o grupão. Nayara é negra, dizia defender os negros e nunca incluiu Gleici em sua defesa.

Hoje temos dez pessoas na casa, grupos definidos, antipatias estabelecidas, e mesmo assim existe quem, do público, ache que Gleici deveria ir lamber o saco de quem claramente a despreza. Diego, Viegas e Jessica estão há três dias detonando incansavelmente a Gleici. Rebaixando os valores da Gleici, Jessica chegou a dizer que ela não tem berço. Vocês acham que só a gente que está assistindo que está percebendo? Ou que Gleici é uma idiota e não entenda o que eles estão fazendo?




O mais espantoso e revelador de tudo é a postura soberba do Diego. Que julga em função de uma pseudo intelectualidade ser superior a todos na casa. O olhar do paraense para Gleici é determinado por sua educação. Gleici para Diego não passa de uma cunhã. Cunhã são meninas ribeirinhas que são entregues para serem educadas ajudando como babás das famílias de classe média e ricas da região norte. E isso está sendo dito porque Roberto é paraense e teve uma cunhã que cuidava dele, chamava-se Maria e quando atingiu os dezessete anos foi viver a vida dela.

Portanto, desde que começou o jogo Diego tem esse preconceito contra Gleici, esse olhar de superioridade achando que ele pode criticá-la, desprezá-la, diminuí-la e ela tem que achar bonito por ser de uma classe inferior. O exemplo disso é quando ele diz que ela deveria receber a placa de hipócrita e quando ele deu no jogo à Gleici a placa de sonsa. Diego foi conversar depois com ela para se justificar e a partir deste momento o assunto estava resolvido para ele, afinal de contas, como ele diz, a palavra só pode ser dirigida às pessoas que ele considera de alto nível. E como esse assunto estava resolvido para Diego, para Gleici é obrigatório que esteja resolvido também, ela não pode continuar achando ruim, coloca-lo no paredão, já que ele fez a enorme concessão de conversar com ela por alguns minutos.
Assim como Diego, Jessica tem o mesmo olhar. Já cansou de falar que não ajudar na casa deve ser da cultura da Gleici, que Gleici não tem berço. Jessica, aquela que hoje faz parte do grupinho que não tira o nome de Gleici da boca, há poucas semanas debochava da menina, fazia fofocas sobre ela no quarto submarino, era extremamente grossa com Gleici e para completar o escárnio, ainda se deu ao desplante de votar na Gleici usando uma roupa que tinha ganho da acreana. Mas, para alguns, Gleici colocar a princesa do shopping no paredão é simplesmente vingança. Não é não. É proteção, Jessica só não votou na Gleici neste paredão porque Diego fez uma indicação direta.



Enfim, este é o quadro do paredão desta semana. O fato do Leifert ter dito que Diego e Gleici não são plantas, não quer dizer que ambos tenham sido bons jogadores. Diego jogou mal, subestimou o público, fez jogo interno pequeno e tão frágil que perdeu o domínio muito cedo do jogo. Na semana passada quando Gleici foi para o Quarto Secreto quase todo Twitter queria que ela voltasse e indicasse a Patrícia em grande estilo. Gleici cumpriu seu papel. Hoje diante do desespero do Diego por estar no paredão com ela e para desqualificar Gleici ele classifica esse comportamento da Gleici como soberba, parte do Twitter está comprando esse discurso. Uns pela conveniência da defesa de um suposto jogo, outros por medo de uma possível força da Gleici na disputa pelo prêmio e outro tanto por mero preconceito que permeia as redes sociais neste momento tão soturno do Brasil.

Numa casa onde se debate pouco os afazeres domésticos, onde quem enfrenta mais a cozinha são Wagner, Paula e Clara, onde lavar louças é tarefa enfrentada por poucos, o próprio Diego pouco colabora, apenas Gleici é chamada de preguiçosa, afinal de contas, sob o olhar escravocrata que ainda domina o Brasil, biotipos como a Gleici que não encarem os afazeres domésticos são meros índios e escravos preguiçosos na Casa Grande desse show."

Fonte: DeCaraPraLua

Depois desse texto e dessas palavras todas transbordando  verdades, quem sou eu na fila do pão para acrescentar algo? Sinto-me inteiramente representada e me curvo diante dessa linda narrativa.
Beth

Bora participar dos mutirões de Mahmoud:


32 comentários:

Anônimo disse...

90% da minha família foi massacrada no Holocausto,muita dor e sofrimento... essa Jessica ofendeu a tds nós Judeus ...Afinal se ela zoasse com escravidão, já estavam levantando hashtag pra ela ser expulsa...absurdo exaltar o maior desumano da humanidade e ainda pior ...ela achar normal...repúdio...
Afinal ela é de Blumenau descendente de alemão e deve ser racista e Nazista ...

Anônimo disse...

#Fora Diego arrogante

Anônimo disse...

#Fora Jessica nazista racista e salta cambalhotas no órgão genital do Lucas acabou com um casamento...na próxima vaca essa vulgar

Anônimo disse...


Pq será que as pessoas ficam ofendidas,princesa??? Pq Hitler exterminou milhões de pessoas talvez...Jessica lixo humano

Anônimo disse...


se Jessica chegar em algum lugar da União europeia e falar essa frase ela é presa, a brincadeira já é errada mais essa frase tem um peso enorme, várias pessoas são presas por isso.Não se brinca com isso!!

Anônimo disse...

Tá na hora dela ser cobrada pelas atutidea erradas! É mto pesado brincar com isso! Não pode ser tratado como normal.

Anônimo disse...

Jessica deveria ser chamada para se retratar com os Judeus!!

Anônimo disse...

Hitler matou milhões de Judeus. Seis milhões mortos de fome. Frio. Trabalhos forçados em campos de concentração. Incinerados em câmaras de gás . E Jessica fazendo piada nazista.Muito sério.

Kododis Blair disse...

Uma delícia ler um texto tão leve e verdadeiro, principalmente após ler a última postagem no Rabiscos de Eva, que me deixou mal devido tamanha agressividade e jogo sujo de torcida.

Anônimo disse...

Jessica já disse várias vezes dentro da casa que o pai dela é alemão. Então ela devia saber bem que saudação nazista não é brincadeira. Ela falou sabendo e ofendeu sim.Fez a saudação do cara que exterminou milhares de inocentes.

Anônimo disse...

Ana Paula - Ba

Fiquei imensamente feliz com esse texto de Susan ! Ela é mesmo incrível, Beth! Como sempre ela tem uma leitura perfeita, equilibrada e justa do jogo!!!! Disse de forma clara tudo o que penso sobre as peças desse jogo!!!!

Anônimo disse...

GENTE, daqui a pouco alguém vai denunciar esta EVA, que coisa mais desumana esta mulher. Como se não bastasse ela ofender e humilhar tanta gente no ano passado por causa daquele monstro Marcos Harter, tanto no BBB como na Fazenda inventando tantas maldades sôbre a Flavinha que já conhecemos e admiramos, como agora pra defender este tal ator chamado Kaysar, que se preparou muito pra entrar no BBB, a família vive aparecendo no TV Fama contando histórias pra fazer a cabeça do povo.Ele só se junta com os que não presta. Mahmud, Ana Clara sempre agradaram ele e no entanto ele nunca ficou próximo deles e da Gleise. EVA só fala mentiras de quem não gosta, conta tudo do jeito da cabeça dela. É uma doente.

Mel disse...

Texto coalhado de inverdades.Qdo entram na casa os participantes formam grupos por afinidade.Gleici encontrou o grupo dela assim como os outros. Nada a ver sugerir q ela foi excluída e colocada de lado.Não foi!
Ela não é tímida.Assim como todos precisou de um tempo para se adaptar às pessoas.
Paula tem carinho por Gleici,sim e qual o problema dela se agrupar com Jéssica e Jacque?Uma coisa não exclui outra.As duas fazem mais o perfil de amizade da Paula do q Gleici(atletas,altas,modernas,outro tipo de conversa,etc).
Se cada qual escolheu seu grupo não há sentido nas críticas.Todos se ajeitaram.
Lucas mandou Gleici ao paredão por falta de afinidade mesmo.Ficou na dúvida entre Airton e Gleici,optou pela garota.Apesar de,na época,reclamarem por ela ser a pobrinha da edição,hoje vejo o voto dele como coerente.Ele tinha mais proximidade com os homens da casa;um carinho especial por Má-mud q é gay e por Nayara q é negra,portanto é leviano chamá-lo de preconceituoso.As meninas do seu grupo eram Jéssica,Paula,Jacque,Ana Paula e Patrícia.Gostava de Ana Clara(por isso não votou neles)e Gleici era a última na lista.Além disso achava a acreana apagada.Nada mais natural q indicá-la.Este adjetivo de "branquinhos do shopping" é,também,clara demonstração de preconceito.Se não aceitam na Gleici não imponham aos outros.

Mel disse...

Jéssica ficou apagada ao lado de Lucas mas mostrou q é uma menina doce, educada,delicada e sonhadora.Até meio avoada(Não vi maldade no q ela fez. A maldade está em quem quer ver a maldade).Dizer q foi "extremamente grossa" com Gleici é até ofensa.Jéssica nunca levantou o tom de voz com ninguém,nem quando ficou brava.Gleici também foi ríspida com ela em várias ocasiões e em uma se desculpou.Esta bendita roupa q tanto jogam na cara dela me parece q foi uma roupa da festa q ficou grande em Gleici.Não ia usar e deu pra Jéssica.
Enfim,dizer q Gleici não tem qualidades ou motivos pra votar na Jéssica é não reconhecer o valor dela.Ela tem muitas qualidades.Mas também tem seus defeitos e seu maior problema é não reconhecê-los e procurar se corrigir. Ela sempre acha q os outros estão errados e prefere pegar ranço por cada um q vota nela,em vez de refletir pq está sendo tão votada.No caso da cozinha é fato: Gleici é uma das q menos ajuda (tanto na louça quanto no preparo da comida) e isso não tem nada a ver com escravidão e sim com colaboração.Quem sempre mantém a pia limpa é a Jéssica e negar isso é má-fé.Papito,Ana Clara,Gleici...várias vezes comem e largam o prato sujo pros outros lavarem. A princesa do shopping,como pejorativamente a chamam,é a q mais cansa de lavar a louça de todos.Ela e Paula.Gleici,realmente,não é muito adepta da limpeza.
Como o jogo está parcialmente ganho-tem Kaysar,ainda-não há pq se preocupar tanto.Gleici certamente levará a grana e poderá tirar o pé do buraco.Será merecido por sua necessidade financeira mas,se não mudar seu jeito cabeçudo de ser,talvez siga o caminho da vencedora do ano passado-será esquecida rapidamente.Não a vejo ganhando espaço na grade global,como Vivian e,assim, terá de fazer bom uso do dinheiro.

Anônimo disse...

Boa Noite Beth e amigos!
Gleici está sofrendo PRECONCEITO INTELECTUAL e PRECONCEITO ESTÉTICO!
A torcida do KAYSAR capitaneada pela EVA estão abusando do preconceito e insultando cronicamente Gleici,Ana Clara e Ayrton!
EVA chama Gleici de caipirona pra baixo, como se ser caipira fosse defeito, ou como se alguém com o INTELECTO ou o TIPO FÍSICO(estética) da Gleici não merecesse sequer ser selecionada para o BBB.
EVA para exaltar o sonso FAKE do Kaysar quer destruir seus rivais inventando factóides, destilando ódio em relação ao jeitinho de ser da Gleci, só pq ela acha o Kaysar bonitinho, galã de novela etc... Pessoas com a aparência e o jeitinho interiorano da Gleici nunca podem aparecer na televisão e ter um lugar ao Sol?
Como esse texto maravilhoso diz: jogadores de BBB, com raríssimas exceções, buscam dentro do confinamento o seu igual para se aliar!!!
Logo, Kaysar não é bobo, e sim, se faz de bobo, sonso, Fake! Kaysar buscou seus iguais para se aliar, mas ao mesmo tempo se faz de DESENTENDIDO não querendo se comprometer... Mas a quem ele está enganando?
A própria torcida do Kaysar com esse ataque KAMIKASE contra Gleici,Ana Clara e Ayrton, quer mostrar o que? Que vale tudo por dinheiro? Fingimento, dissimulação e trairagem?
A prova de que Gleici está sofrendo PRECONCEITO INTELECTUAL e ESTÉTICO é que inclusive o MÚSICO VIEGAS e a JORNALISTA NAYARA, que também são NEGROS, agiram com preconceito INTELECTUAL e ESTÉTICO contra GLEICI por se acharem mais intelectualizados, mais bem arrumadinhos, com melhores hábitos e menos caipiras que a Gleici.
Enfim, Gleici acabou sendo isolada e discriminada por aqueles que se acham INTELECTUALOIDES E SUPERIORES a ela. Então Gleici foi acolhida justamente por quem a aceitou do jeito que ela é dentro da casa.

Anônimo disse...

Gente, em relação à Jéssica e a brincadeira com o bigodinho de Hitler: vi e revi o vídeo várias vezes tentando achar alguma maldade nela e não existe nada de mal nela em relação a Hitler, ao Nazismo e aos Judeus.
Jéssica fez pura e simplesmente uma brincadeira com o bigodinho de Hitler, assim como poderia ter feito a brincadeira com o bigodinho do Charles Chaplin, foi simplesmente só uma brincadeira com a aparência do microfone e o bigode, nada mais que isso!
Jéssica não é nazista!
Jéssica não desrespeitou nenhum judeu por causa disso!
Jéssica não é anti-semita por essa brincadeira!
Gente, até pela fisionomia dela, vcs não vêem que ela não está fazendo apologia nenhuma ao nazismo?
Jéssica é sim descendente de alemães, seu sobrenome é Mueller, mas isso é defeito? Só porque ele é de família alemã, quer dizer que ela é nazista? Isso é preconceito e racismo contra a Jéssica!
Torço para Ana Clara no BBB, mas não é porque torço por outro BBB que vou começar aqui e detonar a Jéssica dizendo que ela fez por maldade para desmoralizar os Judeus!
Reconheço o holocausto, sou a favor do Estado de Israel, combato o anti-semitismo e reprovo tudo que Hitler e os nazistas fizeram ao povo judeu.
Mas em nenhum momento vi maldade na Jéssica. Sejamos justos e menos preconceituosos galera!
Não se combate o RACISMO contra os JUDEUS com RACISMO contra os descendentes de alemães!

Anônimo disse...

No começo do jogo, apostava minhas fichas que Gleici se tornaria amiga de Diego, Nayara e Mara Telles, devido ao fato de terem situações de vida em comum. Diego é psicólogo e Gleici estuda na mesma área. Mara e Nayara são defensoras de DH e militantes, tal qual Gleici. Mas, ao que parece, somente Mara pratica de fato o que prega.
Diego dizer que não tem possibilidade de diálogo com Gleici é de muita falácia, pois os dois poderiam render ótimos papos, nem que seja pra ele ensinar a ela algumas coisas da área profissional.

Unknown disse...

Chamar MH de monstro já é uma piada sua de mal gosto.Antes de criticar alguém que critica,se auto critique primeiro.Nao vale mal lavado falar do sujo.Marcos Harter nunca cometeu atrocidade para ser chamado de monstro.Falas isso por causa da brilhosa?? pois ela está tombada e ele está mil vzs melhor do que ela.

Unknown disse...

Chamar MH de monstro já é uma piada sua de mal gosto.Antes de criticar alguém que critica,se auto critique primeiro.Nao vale mal lavado falar do sujo.Marcos Harter nunca cometeu atrocidade para ser chamado de monstro.Falas isso por causa da brilhosa?? pois ela está tombada e ele está mil vzs melhor do que ela.

Anônimo disse...

Lindo texto! Sinto muita falta de Mahmoud no jogo! Quanta diferença seria!

Unknown disse...

Como pode ne eu detestava os textos da Beth sobre o BBB passado e sobre a fazenda desse ano pois não gosto do jogo do Marcos ... jogo pois aqui fora não tenho nada contra ele .

Agora esse ano tenho gostado da forma que a Beth tem comentado esse bbb

Uma questão . A Eva continua a mesma pessoa amarga e agressiva nos seus textos não a toa eu não faço mais questão nenhuma de comentar nada lá .. nem de ler seus textos . . Só li hoje por curiosidade para saber se ela continua agressiva e com péssima visão de.jogo e ao ler seus textos foi confirmado

Embraco a Eva sempre vinha aquu nos comentários engrandecer os textos da Beth quando ela falava bem do Marcos e mal da Emily e agora que a Beth fala bem da gleice da família Lima nada da Eva vir aqui né rs

Iara Alencar disse...

Chego aqui e vejo acusando a jessica de nazista
é muito pra uma menina que nao fez tanto pra merecer isso.
é uma planta
mas nazista nao...
chamar ela de escravocrata?

é muito pesado pra quem fala em preconceitos...

Iara Alencar disse...

jessica nunca vai vencer gleici nem paula nem ana clara e muito menos kaysar.
acho que nem caruso ela ganha.

nao ha necessidade de guerrilha virtual pra uma menina sem maldade, que escuta todo mundo, que tem educação com todos.

Sigo na solidao defendendo os odiados...

Anônimo disse...

Jessica não tem que se retratar com ninguém! Vcs preconceituosos que tem que se retratar com a coitada da Jessica! A menina só brincou com o bigodinho de Hitler! Isso não é e nunca foi ANTISSEMITISMO!!! Vcs que estão sendo preconceituosos e racistas pela garota ser de família alemã! Hipócritas!

Kododis Blair disse...

A brincadeira foi desnecessária, mas também não acho que foi apologia não. Hahaha

Deleitado com a eliminação do Diego, mostrando que a torcida do Kaysar late mas não morde. Nem conseguiram evitar o alto índice de rejeição. Hahahaha

Anônimo disse...

Que ridículo! Prova que vc não conhece a Europa e é racista contra os decendentes de alemães. A menina só fez uma brincadeira com o bigodinho do Hitler, faça me o favor!

Anônimo disse...

Povo totalmente fora da casinha, exalando preconceito. Brasil, mostra tua cara e te reconhece mulato, mestiço, miscigenado.

Aquela mulher amarga, bem,bem idosinha querendo parecer descolada e jovem, tenho cá pra mim que é negra e não se aceita está pior a cada dia. Completamente fora da casinha, obcecada pelo Kaysar. Isso é muito doentio. Nota-se que tem obsessão pela estética, mas é uma senhorinha octagenária que finge, encoberta pelo alter ego da prima donna, ser jovem e bela.

Uma mulher rancorosa, amarga, maldosa, perversa, e desonesta na torcida. Incapaz de um mínimo de respeito a quem ameaça o cara da vez. Especialista em espalhar boatos falsos, não conhece limites na sua maldade. A criatura fala, pensa e transpira fel e armações. Tenho completa aversão a tudo o que ela representa. Deveria sair de cena e tentar se recompor um pouco porque está totalmente fora da casinha. Venenosa sem precedentes.

Beth é honesta, mesmo quando eu não concordo com a torcida dela consigo ver que ela só torce para quem a convence. Admiro a ética dela, em contrapartida com a venenosa. Pobre e infeliz ser.

Anônimo disse...

Kaysar o SONSO-MOR do BBB, mais uma vez sendo SONSO e se fazendo de bobinho desentendido, poupe-me né? Força menos Kaysar, não tá colando se fazer de bobo!
Ontem perguntou mais de uma vez o que é ser protaganista e o que é ser alvo ��. Para um cara especialista em BBB não saber isso? Até pq ele já havia conversado sobre isso com Patricia varias vezes...
Será que Kaysar tem amnésia, alzheimer ou é SONSO mesmo e se faz de bobinho? Poupe-me Kaysar, tá forçando muito a barra!

stella disse...

Gleici a mais sonsa de todos. Nao acredito naquela aparencia de frágil. Ela esta representando o olhar entrega.

Edy disse...

Quando eu falo bem da Beth dizem que estou puxando o saco dela.
Eu gosto mesmo dela por ser uma pessoa que aceita as opiniões diferentes.
Amo este blog.

Leni Maria de Oliveira e sousa disse...

Também gosto muito,Já Eva retirou os comentários.

William Mancuso disse...

Papo idiota! Em guerra se mata ou morre... Então, a história está escrita e nunca será apagada ou ignorada. Os alemaes foram massacrados na 1 grande guerra, e então qual a posição a respeito?

                                            A PRÉ ESTRÉIA DA FAZENDA                                              Começou gente a Fazenda 14...